O Palmeiras tem, no total, 13 jogadores do time profissional emprestados a outros clubes. Os nomes variam de atletas conhecidos e rodados, como Lucas Lima, até promessas da base. Entre os atletas, seis têm seus contratos de empréstimo se encerrando no final de 2022.
> Saiba jogadores que já foram liberados pelos clubes brasileiros nesta semana
Um dos jogadores que caminha para o fim de contrato de empréstimo é o próprio Lucas Lima. O meia possui vínculo com o Fortaleza até 31 de dezembro de 2022, mas seu contrato com o Palmeiras acaba na mesma data.
Pelo Leão do Pici, o ex-camisa 20 do Alviverde soma 66 jogos, um gol e seis assistências. O futuro dele é incerto, mas deve ser distante da Academia de Futebol.
Os outros cinco jogadores que ainda possuem contrato vigente com o Palmeiras, mas com empréstimos encerrando-se neste ano são: Lucas Esteves (Colorado Rapids - EUA), Carlos Eduardo (Red Bull Bragantino), Matheus Fernandes (Athletico-PR), Victor Luís (Ceará) e Fabrício (Santa Cruz).
Victor Luís tem situação idêntica com a de Lucas Lima. Ao mesmo tempo que seu empréstimo junto ao Vozão acaba, o vínculo com o Verdão também termina e ele não deve ser aproveitado. Aos 29 anos, o lateral-esquerdo formado no próprio Palmeiras, nesta temporada, acumulou 45 jogos e quatro gols.
Matheus Fernandes e Carlos Eduardo foram contratados pelo Palmeiras em 2021 e 2019, respectivamente. Ambos não se firmaram nas equipes que estavam emprestados.
O volante já teve outra passagem pelo clube em 2018, mas foi vendido para o Barcelona. Após rescindir com a equipe espanhola, foi repatriado, mas não conseguiu ter sequência no Palmeiras e rumou ao Athletico-PR, onde somou 27 jogos, nenhum gol e zero assistências, quase sempre sendo reserva. O contrato de Matheus Fernandes com o Alviverde vai até o fim de 2025.
Carlos Eduardo está em seu segundo empréstimo, pois antes já tinha sido cedido ao Athletico-PR. Pelo Bragantino, em 2022, o atacante fez 29 partidas, mas sem nenhum gol ou assistência. O clube do interior paulista já rompeu o vínculo com o jogador.
Lucas Esteves e Fabrício são crias da base do Verdão. O primeiro joga no futebol dos EUA e foi titular na maior parte da temporada, enquanto o segundo está em seu terceiro empréstimo e, mesmo sendo atacante, nunca balançou as redes atuando profissionalmente. Ambos têm contrato com o Palmeiras até 2024.
ANTIGA PROMESSA SE DESTACOU
Cria da base, o atacante Rafael Elias (23 anos), o Papagaio, foi emprestado pelo Palmeiras ao Ituano neste ano. No clube, ele teve bom desempenho: foram 34 jogos e 14 gols. O rendimento positivo fez com que o Baniyas, time dos Emirados Árabes Unidos, fizesse proposta pelo jogador e, hoje, ele atua emprestado na equipe, com vínculo até junho do ano que vem.
Todos os outros emprestados pelo Alviverde, assim como Rafael Elias, são da base do clube e estão cedidos pelo Verdão até a metade de 2023. Os jogadores são: Gabriel Silva (Santa Clara - POR), Pedro Bicalho (Santa Clara - POR), Lucas Freitas (Moreirense - POR), Alanzinho (Moreirense - POR), Mateus (Portimonense - POR) e Iván Angulo (Orlando City - EUA).