Endrick? Giovani? Opções de ataque do Palmeiras podem dar ‘dor de cabeça boa’ para Abel no Dérbi

Dois jovens da base do Verdão estão em alta com a torcida e deixam dúvidas na cabeça do treinador

imagem cameraGiovani tem ganhado espaço no time quando recebe oportunidade (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 13/02/2023
21:42
Atualizado em 14/02/2023
07:00
Compartilhar

O Palmeiras tem um time titular bem definido neste começo de temporada, mas a ascensão de Giovani faz com os torcedores especulem a possibilidade de ele ganhar uma vaga de titular no ataque do time. Embora Abel Ferreira não tenha indicado mudanças, ele pode ter uma dor de cabeça boa para escalar a equipe que enfrenta o Corinthians, em Dérbi na próxima quinta-feira.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Por enquanto, o setor ofensivo do Verdão é formado por Rony mais pelo lado direito, Endrick pelo meio e Dudu do lado esquerdo. No último domingo, contra o Água Santa, a comissão técnica resolveu poupar alguns titulares e escalou um ataque com Giovani pela direita, Rony no meio e Dudu pela esquerda. Ou seja, Endrick acabou ficando no banco de reservas, gerando uma alternativa.

As atuações de Giovani nos últimos jogos têm reforçado a possibilidade de contar com o garoto de 19 anos para "mudar" o cenário das partidas desta temporada. Em Diadema, nessa última vitória palmeirense, ele foi um dos melhores em campo e com ações se mostrou disponível para qualquer solicitação para jogar o Dérbi. No entanto, quem sairia para ele ganhar essa posição na frente?

- Os treinadores costumam dizer que são boas dores de cabeça, melhor ter opções do que não ter. Quando não se tem é mais complicado. Se tivermos espaços ocupados, temos que entender que há uma responsabilidade dentro do jogo. Essa equipe pensa o mesmo o tempo todo, uma equipe que está em construção dentro das características do jogo. Eles entendem isso, têm a mente e o coração abertos. - declarou Abel Ferreira após coletiva no último domingo.

> ANÁLISE: Giovani desponta como fator de desequilíbrio do Palmeiras na temporada

Nas entrelinhas, o treinador alviverde mostrou que é preciso muito mais para ganhar uma posição no time. Além do entendimento das funções que precisam ser executadas, o jogador precisa se encaixar dentro do que o jogo pede. Sendo assim, para Giovani ou outro atleta ocupar uma vaga no time titular, a partida precisa "pedir" a presença de determinado jogador e de suas funções.

Por enquanto, Abel aposta em Endrick (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Rony, por exemplo, tem jogado fora da posição que ocupou durante praticamente toda a temporada passada, como um falso 9, na referência. Com a entrada de Endrick no time, Abel ganhou uma variação no setor ofensivo, liberando Rony para jogar por um dos lados. No entanto, nada impede que o técnico retome o esquema de 2022, saque a joia palmeirense e coloque Giovani ou outro jogador para atuar onde estaria Rony. Vai depender das características que a partida solicitar.

> Veja as principais transferências no Mercado da Bola do LANCE!

A verdade é que, como disse Abel Ferreira, se trata de uma dor de cabeça boa, com peças que oferecem diferentes formas de jogar contra os diferentes tipos de adversário. Vale lembrar que até o lateral-direito Mayke acabou virando solução pela ponta direita em 2022 quando Veiga se machucou e não havia um substituto no elenco para suprir os requisitos pensados pelo técnico. O português tem sempre um plano e certamente já tem um preparado para o Dérbi de quinta-feira.

Siga o Lance! no Google News