Criticado por parte da torcida palmeirense na atual temporada após assumir a titularidade do Palmeiras e ainda não ter marcado nenhum gol em 2023, Endrick, joia do clube, lidera estatísticas ofensivas do Verdão, mostrando que, apesar do jejum, continua sendo peça fundamental da equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
O jovem atacante surgiu como grande revelação do Palmeiras quando tinha apenas 15 anos e logo conquistou o coração da torcida. Em 2022, Endrick conquistou quatro de cinco títulos disputados: Copa São Paulo de Futebol Junior (Copinha), Copa do Brasil sub-17, Campeonato Brasileiro sub-20 e Campeonato Brasileiro, com o elenco principal, após ser promovido ao profissional por Abel.
Neste ano, o camisa 16 já foi campeão da Supercopa do Brasil diante do Flamengo. Apesar de ainda não ter marcado gols, Endrick lidera estatísticas ofensivas do Palmeiras, segundo dados levantados pelo Sofascore. Veja abaixo:
1º em pênaltis sofridos (1)
1º em bolas recuperadas no ataque (7)
1º em menos toques para chutar (8)
2º em chutes dentro da área (15)
2º em duelos disputados (128)
Essas estatísticas demonstram que o jovem tem importante participação nos jogos do Verdão, principalmente no setor ofensivo. Logo, mesmo com a seca de gols, o atacante continua sendo titular indiscutível de Abel Ferreira.
No dia 22 de fevereiro, na partida contra o Red Bull Bragantino pelo Paulistão, Endrick chorou no banco de reservas após ser substituído, demonstrando bastante frustração com a sua atuação. Após o ocorrido, o treinador português apoiou o jogador, afirmando que 'devia ter dado um abraço'.
> 'Em casa' no Palmeiras, Piquerez celebra invencibilidade neste início de temporada
Na zona mista após o confronto, o goleiro Weverton elogiou o jovem e falou que é só questão de tempo para Endrick finalmente marcar o seu primeiro gol no ano.
- É natural que ele tenha essa ansiedade. Atacante precisa fazer gol. Ele está se dedicando, está trabalhando, tem uma cabeça muito boa, muito bem educado e cuidado, não só pela família dele, mas também por nós aqui no dia a dia. Tenho certeza que o gol vai sair naturalmente, vai sair na hora certa.
O Palmeiras volta a treinar nesta quinta-feira (02), às 10h (horário de Brasília), na Academia de Futebol. Líder do Grupo D e com a melhor campanha do Campeonato Paulista, no próximo domingo (05), o Verdão visita o Guarani, em Campinas, às 16h, pela última rodada da fase de grupos. Em caso de vitória, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira garante o mando de campo nas quartas de final diante do São Bernardo.