O Palmeiras disputa a primeira partida da final do Paulistão neste domingo, diante do Água Santa, na Arena Barueri, às 16h. O mando será da equipe de Diadema, que teve campanha pior ao longo da competição. Embora Abel Ferreira já tenha o time titular preparado e pronto para entrar em campo, a torcida ainda tem dúvidas sobre quem será o escolhido para o ataque, uma vez que Artur ainda está indisponível. Na teoria, três atletas concorrem a uma vaga entre os 11 iniciais do treinador.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
Vale destacar que essa dúvida não é algo recente no trabalho de Abel. No ano passado, quando Raphael Veiga se machucou e já não tinha mais Gabriel Veron, o técnico precisou improvisar Mayke em alguns momentos para suprir essa lacuna, que era apontada como uma carência no elenco.
No início deste ano, com a efetivação de Endrick e o retorno de Raphael Veiga, parecia que o caminho de Abel estava traçado escalando o trio Dudu, Rony e Endrick, com Veiga atuando na meia. Essa formação foi bastante utilizada, mas faltava uma participação maior do garoto prodígio do Verdão, enquanto Giovani correspondia muito bem quando recebia oportunidades na etapa final.
Dessa forma, o próprio Giovani ganhou uma chance no time titular, enquanto Endrick foi para o banco de reservas. No entanto, ainda assim Abel parecia não estar satisfeito com o rendimento da equipe. Foi aí que o português tirou da cartola uma alternativa com Bruno Tabata atuando pela direita do ataque, simulando o que fazia Scarpa quando atuava ao lado de Raphael Veiga.
> Água Santa x Palmeiras: onde assistir, prováveis times e desfalques da final do Paulistão
Aparentemente, o time ficou mais equilibrado e agradou Abel, que manteve a ideia para enfrentar o Ituano na semifinal. Uma infelicidade, porém, acabou tirando a possibilidade de levar essa formação para final, pois Tabata se machucou no início do duelo com o time de Itu e precisou ser substituído. Para a surpresa de muitos, o treinador não escolheu Endrick ou Giovani, mas sim Breno Lopes.
Breno, aliás, parece ser o favorito para ganhar essa posição para o primeiro jogo da final do Paulistão. Em entrevista coletiva que antecede a decisão, na última sexta-feira, Abel Ferreira afirmou que Breno Lopes talvez seja o jogador com o qual comete a maior injustiça em vista do que ele faz nos treinos e do que entrega quando entra em campo. Sua ajuda na marcação e na recomposição lhe dão vantagem em relação aos demais. A tendência é que essa seja a aposta para este domingo.
Se for Breno mesmo o escolhido, ele jogaria pelo lado esquerdo, enquanto Dudu iria para a direita e Rony permaneceria no comando do ataque. Quando Endrick joga, Rony atua pela direita e Dudu pela esquerda. Já com Giovani, Rony volta a ser centroavante e Dudu segue no lado esquerdo do ataque.
> Artur participa de treino do Palmeiras antes da final do Paulistão
Essa dúvida deve permanecer apenas para estas duas partidas das finais do Paulistão e para os jogos da Copa do Brasil, uma vez que Artur não poderá disputar o torneio por já ter atuado pelo Bragantino. O novo reforço palmeirense deve ganhar a posição no ataque ao lado de Rony e Dudu, enquanto os outros serão opções para Abel Ferreira variar a formação ao longo da temporada.