O Palmeiras parece finalmente ter entrado de cabeça na briga por um volante no mercado de transferências. Trata-se de Wendel, atualmente no Zenit-RUS. O Verdão sinalizou com valores dentro de sua realidade financeira ao clube russo, mas tem como concorrência o Fenerbahçe-TUR. O entrave atual é o valor envolvido na negociação, que exige cautela de todas as partes. Mas afinal, por que Wendel não pode acionar a cláusula de guerra da Fifa para jogar no Alviverde?
+ Alvo do Palmeiras, Wendel teve sua melhor temporada na Europa e jogou pouco como ‘5’
Em maio deste ano, a Fifa adotou uma medida em meio à guerra na Ucrânia: a autorização para que jogadores paralisem seus contratos com clubes russos e ucranianos até 30 de junho de 2024. Tanto atletas quanto técnicos terão o direito à suspensão unilateral de seus contratos trabalhistas até o prazo estipulado.
Porém, a medida não é válida para aqueles que renovaram contrato ou voltaram para a Rússia depois do dia 7 de março de 2022. Dessa forma, como Wendel renovou seu contrato com o Zenit em julho do ano passado, ele não pode acionar a "cláusula de guerra" para deixar o país e assinar com outro clube, no caso, o Palmeiras.
Conforme já noticiado pelo Lance!, o volante tem o desejo de deixar o Zenit e atuar no futebol brasileiro, mas as condições para a transferências são consideradas acima da realidade nacional. Nos primeiros contatos entre o Alviverde e os russos, a pedida chegou na casa dos 20 milhões de euros (R$ 108 milhões na cotação atual).
+ Palmeiras tem reunião com representante de Wendel, do Zenit, para tentar acordo
Ainda que o desejo das duas partes seja de acertar as bases e fechar a transferência, o Verdão segue com sua postura de pés no chão e não fazer loucuras. Se as cifras permanecerem inviáveis do ponto de vista do clube, a tendência é que haja a desistência. Por enquanto, o empréstimo é considerado improvável.
Aos 25 anos, Wendel está no Zenit-RUS desde 2020. Antes de chegar ao futebol russo, ele passou pelo Sporting-POR, onde desembarcou em 2018, depois de ser vendido pelo Fluminense, seu clube de formação.