Opinião: Entre um Pedro Lima e um Jhon Jhon, a dor da transição no Palmeiras

Enquanto torcida se indigna com empréstimo de volante, muitos cornetam outra cria da Academia

imagem cameraPedro Lima e Jhon Jhon foram titulares do Sub-20 do Palmeiras durante 2022 todo (Foto: Fabio Menotti/ Ag. Palmeiras)
Avatar
Lance!
São Paulo
Dia 16/08/2023
11:20
Compartilhar

O volante Pedro Lima está de malas prontas para defender o Norwich da Inglaterra e a opinião de praticamente 99,9% dos palmeirenses que eu conheço é de que Abel Ferreira está errando em não querer utilizar o destaque do Sub-20 no time de cima, que queria ficar no clube de qualquer jeito, mas vai ganhar um intercâmbio de pelo menos um ano na terra da rainha.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Abel pode até estar errado e eu também queria ter visto mais minutos de Pedro Lima no profissional. Apenas aqueles poucos minutos na altitude de La Paz diante do Bolívar não foram suficientes para fazer uma análise justa se ele tinha bola ou não para compor o meio campo alviverde para esta temporada.

Fato é que a torcida do Palmeiras se revolta com a não utilização de um bicampeão da Copinha, mas também está fritando no óleo quente outra boa promessa da canteira do clube que vem ganhando cada vez mais espaço com Abel Ferreira.

Jhon Jhon não teve uma grande atuação contra o Cruzeiro e o que se vê nas redes sociais do clube é uma chuva de xingamentos e falta de paciência com um dos grandes destaques do Sub-20 no ano passado.

Endrick, com apenas 17 anos, é outro que vem sofrendo muita pressão da torcida e o desejo de muitos é de que ele já pudesse embarcar amanhã para Madrid.

Enquanto muitos acham que Abel peca na transição de muitas crias para o profissional, nunca na história o Verdão teve tantos jovens de sua categoria de base no profissional. No último jogo foram 11 deles entre os relacionados.

Será que a torcida teria paciência com Pedro Lima após uma sequência de jogos ruins pelo profissional?

Apostar na base é isso. A dor do crescimento às vezes é dura, mas importantíssima. Se a torcida quer fechar com a atual filosofia do clube, tem que ter paciência com jovens que vão seguir oscilando em seu primeiro ano de profissionais.

Também há um processo definido dentro do profissional dos jovens ‘mais velhos’ que estão na frente da hierarquia por uma chance no time, o que entra na comparação entre Jhon Jhon vs Luís Guilherme e Fabinho vs Pedro Lima.

Isso também explica a demora para Abel Ferreira dar minutos para Kevin, que vem sendo relacionado há mais de um mês, mas assim como Jhon Jhon teve que lutar muito no ano passado por uma oportunidade, ele está tendo que lutar agora.

O próprio Abel Ferreira disse em coletiva na última segunda-feira que Luís Guilherme tem que comer muito arroz e feijão ainda para se tornar um jogador pronto para o profissional, e essa cancha a garotada só vai adquirir no trabalho do dia-a-dia.

O Palmeiras nunca revelou tantos jovens com potencial como agora e é praticamente impossível Abel Ferreira dar oportunidades para todos ao mesmo tempo, principalmente com uma safra bicampeã da Copinha.

+ Palmeiras vence o Corinthians fora de casa e garante vaga na final do Brasileirão Sub-20

Aliás, uma das maiores cobranças da torcida na janela de meio do ano era a contratação de um camisa cinco/oito. A posição em que Pedro Lima briga por vaga dentro do elenco. É melhor contratar ou apostar na base? Essa resposta depende de muitos fatores.

Infelizmente alguém vai ficar para trás no meio desse caminho.

Mas torço muito para que Pedro Lima um dia retorne ainda mais maduro para o Palmeiras.

Não só pela técnica com a bola nos pés, mas porque ama demais pintar lugares cinzas de verde e ama essa camisa como um de nós.

Siga o Lance! no Google News