Palmeiras faz treino para evitar chutões e testa time titular em Itu

Jogadores foram orientados a sair jogando com a bola no chão, sem fazer ligação direta dos zagueiros para os atacantes. Time testado foi semelhante ao campeão da Copa do Brasil

imagem cameraLucas Barrios marcou belo gol de cabeça no treino desta manhã (FOTO: Cesar Greco/Palmeiras)
Avatar
Lance!
Itu (SP)
Dia 13/01/2016
12:03
Atualizado em 13/01/2016
17:16
Compartilhar

Quase não houve chutões dos zagueiros para os atacantes no treino do Palmeiras nesta quarta-feira pela manhã, no Spa Sport Resort, em Itu (SP). O técnico Marcelo Oliveira dispôs os 11 titulares pela primeira vez em 2016 e orientou os atletas a saírem jogando sempre com a bola no chão.

O trabalho começou com os titulares atacando os reservas, em atividade com apenas uma trave, em que Vagner e Fernando Prass se revezaram. O time foi formado com Lucas, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Arouca e Matheus Sales; Robinho, Dudu e Gabriel Jesus; Lucas Barrios.

Essa equipe enfrentou João Pedro, Roger Carvalho, Leandro Almeida e Egídio; Thiago Santos e Moisés; Erik, Cristaldo e Allione; Alecsandro.


A saída de bola começava quase sempre com o lateral-direito Lucas, passava por Edu Dracena e Vitor Hugo antes de chegar a um dos meio-campistas, que recuava para começar o jogo. Quase sempre, Arouca era quem fazia essa função. Apesar dos frequentes erros técnicos na finalização das jogadas, o time titular saía jogando com facilidade e, com marcação bem encaixada, quase sempre impedia que os reservas ultrapassassem o meio de campo.

A segunda parte da atividade foi um coletivo, finalmente com 11 contra 11. O time titular voltou com Thiago Santos na vaga de Arouca, enquanto os reservas passaram a ser Vagner, Taylor, Thiago Martins, Leandro Almeida e Egídio; Rodrigo, Moisés; Erik, Régis e Allione; Alecsandro. 

Com essas formações, a saída de bola dos titulares tornou-se mais difícil e surgiram as primeiras ligações diretas, repreendidas por Marcelo Oliveira. Ciente de que a saída de bola foi um dos problemas mais graves de sua equipe na reta final do Brasileirão do ano passado, o técnico pede constantemente que os atletas "rodem a bola".

A atividade teve dois gols, ambos da equipe titular e muito bonitos. O primeiro saiu de uma bela enfiada de Robinho para Gabriel Jesus, que encobriu Vagner. O segundo veio de um cruzamento de Matheus Sales, frequentemente presente no ataque, para belo cabeceio de Lucas Barrios.

As equipes foram se modificando aos poucos, e o time titular terminou com: Prass, Lucas, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio; Matheus Sales e Thiago Santos; Dudu, Moisés e Gabriel Jesus; Barrios. Já os reservas que terminaram foram: Vagner, Nathan, Thiago Martins, Leandro Almeida e Victor Luis; Rodrigo e Taylor; Allione, Jobson e Régis; Alecsandro.

Cleiton Xavier fica fora
O meia Cleiton Xavier, que tinha participado de todas as atividades da pré-temporada, ficou na sala de musculação nesta manhã. Ele é um dos atletas observados com mais atenção pela comissão técnica para evitar lesões. Outros jogadores deixaram o coletivo mais cedo para evitar riscos, como Arouca, Zé Roberto e Robinho.

Cleiton deve estar pelo menos à disposição para o primeiro compromisso da temporada, na quarta que vem, contra o Libertad (PAR), no quadrangular amistoso que o Verdão disputará no Uruguai. O volante Gabriel e o meia Fellype Gabriel, que fazem recondicionamento físico, não serão usados.

Siga o Lance! no Google News