Emprestado pelo Milan, da Itália, até o meio de 2019, o zagueiro Gustavo Gómez começa a construir um caminho de sucesso no Palmeiras. O paraguaio é um dos jogadores mais regulares do chamado "time B" de Felipão neste segundo semestre e tem números interessantes, que o gabaritam a disputar uma vaga entre os principais atletas do Verdão. Sua média de faltas, por exemplo, é de apenas uma por partida. Metade do número de desarmes.
Gustavo Gómez já disputou seis jogos com a camisa do Palmeiras. No clube, enfrenta a concorrência direta de Antônio Carlos, Edu Dracena e Luan. Os três têm sido constantemente usados por Felipão. O argentino Nico Freire também aparece como um dos postulantes a uma vaga na defesa. E Pedrão, do sub-20, é outro a treinar regularmente com o profissional.
Nesta seis partidas com o Palmeiras, de acordo com o Footstats, Gómez foi o responsável por 12 desarmes certos e seis faltas. Recebeu apenas um cartão amarelo e tem uma média de 95,8% de acerto nos passes. Além disso, foram 30 lançamentos, duas interceptações e 50 rebatidas. Bem posicional e leal nas disputas de bola, tem agradado dentro de campo.
Os números de Gómez:
6 jogos
5 defesas/bloqueios
12 desarmes certos
6 faltas
1 amarelo
2 interceptações certas
30 lançamentos
95,8% de acerto no passe
50 rebatidas
Para o jogo desta quinta-feira, contra o Colo-Colo, no Chile, pelas quartas de final da Libertadores, Gómez tem chances remotas de começar como titular, já que a tendência é que Felipão mantenha-se conservador e opte pela defesa considerada principal, com Edu Dracena e Antônio Carlos. Porém, o paraguaio deve ser a opção número um no banco de reservas. Luan deixou o jogo contra o Bahia com dores na panturrilha esquerda - o clube ainda não informou quais foram os resultados dos exames do ex-jogador do Vasco.
Nas últimas duas temporadas, entre 2016 e 2017, Gómez disputou 35 jogos oficiais. O zagueiro de 25 anos teve uma extensa carreira no Libertad, do Paraguai, antes de defender as cores do Lanús, da Argentina. Chegou ao Milan, da Itália, na temporada 2016/17, quando fez 19 jogos. São apenas seis gols marcados na carreira como profissional.
O Palmeiras desembolsou cerca de R$ 6,5 milhões pela contratação do jogador por empréstimo - Gómez esteve perto de um acerto com o Boca Juniors, da Argentina. Há no contrato uma cláusula que obriga o Verdão a comprá-lo, caso atinga uma número estipulado de jogos. Neste caso, seriam pagos outros 4,5 milhões de euros (R$ 19,7 milhões).