O Palmeiras está a um ponto de confirmar o título do Campeonato Brasileiro de 2016 com uma rodada de antecedência. Se ainda restam dúvidas sobre a superioridade do time comandado por Cuca sobre os outros 19 concorrentes, os demais números da campanha mostram que a iminente conquista será incontestável.
O Verdão foi a melhor equipe do primeiro turno, com 36 pontos, e também lidera o returno, já com 38 pontos. O Santos, com 35, e o Flamengo, com 33, são os únicos que ainda podem pular à frente.
O Palmeiras também é dono da melhor defesa do campeonato, com 31 gols sofridos, e do segundo melhor ataque, com 59 gols marcados. Só o Atlético-MG, com 60 bolas na rede, está à frente neste momento. No saldo de gols, a superioridade também é verde: 28 contra 25 do Santos, o segundo com melhor índice.
Um dos diferenciais da campanha palmeirense é o desempenho como visitante: são nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas longe de casa (31 pontos) até o momento. O Flamengo é o segundo melhor no quesito, com oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas (29 pontos).
O desempenho como mandante também é bom (43 pontos, com 13 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota), mas não supera as campanhas de Atlético-PR (15 vitórias, dois empates e uma derrota, justamente para o Palmeiras) e Santos (14 vitórias, dois empates e duas derrotas).
– Dos últimos 19 jogos, perdemos um, para o Santos. Olha a regularidade do Palmeiras. É uma regularidade de um time pronto para ser campeão. Quem é a melhor defesa do campeonato? Melhor ataque? Maior público? Uma série de coisas que dão a certeza de que o caminho está certo – disse Cuca, após a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, no domingo.
A campanha alviverde será uma das melhores da história dos pontos corridos. Se o título se confirmar, serão 29 rodadas na liderança, atrás apenas do Cruzeiro de 2014, que ficou na ponta por 33 rodadas. O time ainda pode alcançar os 80 pontos, um a menos do que o Corinthians de 2015, campeão que mais pontuou nos pontos corridos com 20 clubes.
A torcida também faz sua parte: tem a melhor média do torneio (31.997) e já esgotou os bilhetes para domingo, contra a Chapecoense.