menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Invicto há 5 anos contra o Fla, Verdão tenta conter a maior crise de 2019

A eliminação para o Grêmio na Copa Libertadores resultou em dias de cobrança intensa no atual campeão brasileiro. Há seis rodadas sem ganhar, time tem duelo direto pela liderança

Maurício Galiotte, Felipão e Alexandre Mattos
imagem cameraMaurício Galiotte, Felipão e Alexandre Mattos estão sendo fortemente criticados (Foto: Cesar Greco)
Avatar
Lance!
Sâo Paulo (SP)
Dia 31/08/2019
13:04
Atualizado em 01/09/2019
08:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

A eliminação para o Grêmio na Copa Libertadores colocou o Palmeiras em sua maior crise de 2019. Ainda sem nenhum título na temporada e sob forte cobrança, o time tem neste domingo, às 16h, confronto direto pelas primeiras posições do Brasileiro com o Flamengo.

Ainda que não possa retomar o primeiro lugar nesta 17ª rodada, o Verdão tem a chance no Maracanã de se recolocar junto do Rubro-Negro e do Santos como principais postulantes ao título.

continua após a publicidade

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

Na classificação, a distância é curta (apenas três pontos, com o Fla tendo um jogo a mais), mas o aproveitamento recente é bem diferente: os cariocas fizeram 15 de 21 pontos possíveis desde a pausa para a Copa América (71% de aproveitamento), e os paulistas apenas cinco em 18 (27%). O retrospecto recente no confronto, em contrapartida, é a favor do atual campeão brasileiro.

O Palmeiras não é derrotado pelo Flamengo há cinco anos: são quatro vitórias e cinco empates desde o revés em maio de 2014. No Brasileirão de 2018, os times ficaram no 1 a 1 nos dois encontros. Ainda que a igualdade não seja ruim para o Verdão como visitante, o time precisa encerrar o jejum de seis rodadas sem vitórias no campeonato.

Além da necessidade por ter queimado toda a gordura acumulada antes da pausa para a Copa América, o atual quarto colocado tem de dar uma resposta à torcida depois de levar a virada em casa para o Grêmio na Libertadores, mesmo tendo 2 a 0 de vantagem no placar agregado do confronto.

A derrota rendeu cobranças desde o presidente Maurício Galiotte até o elenco, passando por Alexandre Mattos e Luiz Felipe Scolari - apesar das críticas em cima da dupla, o clube decidiu não demitir ninguém.

- Quando perde, ninguém presta. Respeitamos as manifestações de torcedores, a tristeza é enorme de não dar isso (a classificação) a eles. Falo por todos, o sócio, o de arquibancada, o que vai em um jogo só e o organizado. Respeito todos, não vai mudar. Temos de pegar as coisas boas e seguir nosso caminho - afirmou Mattos na quinta.

Eliminado na semifinal do Paulista e nas quartas da Copa do Brasil e Libertadores, o Palmeiras depende do Brasileiro para não acabar 2019 sem conquistas. Ainda que tenha admitido de forma genérica ter havido erros na temporada, o clube não quer fazer mudanças profundas até dezembro. Para abafar as fortes críticas, porém, precisa recuperar logo o ritmo.

- O nosso objetivo desde nossa chegada é ser protagonista. Um só pode ser campeão. O Palmeiras nos últimos três anos teve dois brasileiros, um vice, e vai pela primeira vez à quarta Libertadores seguida. E precisa jogar, precisa de uma sequência e ir crescendo. Claro que faltou alguma coisa. Temos de tentar novamente ser protagonista e tentar ser campeão - concluiu Mattos.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias