O atual campeão da Copa Libertadores é o primeiro classificado para as oitavas de final. Com duas rodadas de antecedência. Com quatro vitórias seguidas, sendo a última contra o Independiente del Valle, que jamais havia perdido no torneio em seus domínios. Recorde de invencibilidade fora de casa na competição, igualando a marca do River Plate. Não é pouco.
Se o Palmeiras de Abel Ferreira em alguns momentos parece sofrer mais do que o necessário e o juízo manda, também é verdade que se trata de um time eficiente no ataque e muito sólido defensivamente.
O Verdão não tem hoje o melhor elenco da América, mas a casca criada na temporada passada pede que se olhe para este time com muito respeito e sem o vício de colocá-lo em xeque a cada derrota num estadual irrelevante ou numa decisão em jogo único.
Abel Ferreira não ganhou reforços no time titular e vai se virando muito bem com o rodízio que vem orquestrando para tentar superar um calendário insano. Talvez não seja suficiente para conquistar a Libertadores mais uma vez, mas os adversários já enxergam este Palmeiras, que caiu em um grupo equilibrado, como uma enorme pedra no sapato. O desafio agora é encontrar fôlego até 20 de novembro, data da decisão. O recado já foi dado em campo.
O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.