Com uma maratona insana, com jogos a cada 48 horas, o Palmeiras parecia fadado a ser eliminado na fase de grupos do Campeonato Paulista. Além de não conseguir contar com os titulares em boa parte das partidas, caiu no grupo mais forte do torneio - o Novorizontino, eliminado ao perder para o Corinthians, fez mais pontos que Mirassol, Inter de Limeira e Guarani, que avançaram às quartas de final.
> Veja como ficou a classificação da fase de grupos do Paulista
Mas a classificação improvável não deveria mudar a estratégia que o Verdão adotou quando percebeu que precisava abrir mão de algo para não comprometer toda a temporada. Quinta-feira, terá o Red Bull Bragantino pela frente, apenas dois dias depois de enfrentar o Independiente del Valle no Equador, jogo que pode selar a vaga antecipada para as oitavas da Libertadores.
Por coerência, o Palmeiras, que já entrou em embate com a Federação Paulista de Futebol por causa do calendário, precisa levar a Bragança o elenco possível nestas circunstâncias, o que significa um time repleto de reservas e jovens vindos da base.
Sem tempo para treinar, o Verdão já enxerga o Brasileirão também se aproximando, repleto de adversários fortalecidos, como Flamengo, Atlético-MG, São Paulo e Grêmio. Ninguém entra num torneio para perder, mas é preciso saber quanto de força você destina para cada batalha. O Palmeiras vencedor da última temporada não pode cair na armadilha de entrar em crise por não vencer tudo.
O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.