Menino volta a uma semi de Libertadores no país em que brilhou ao lado de Crias do Palmeiras

Volante do Verdão teve atuação de gala contra o River na edição de 2020 do torneio

imagem cameraGabriel Menino foi um dos destaques da semi da Libertadores de 2020 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 27/09/2023
12:35
Compartilhar

O Palmeiras disputa a semifinal da Libertadores contra o Boca Juniors-ARG e o primeiro jogo será em Buenos Aires (ARG), na Bombonera. O Verdão volta para a Argentina nessa fase da competição após o histórico 3 a 0 sobre o River Plate, na edição de 2020. Naquele dia, a grande atuação ficou por conta do trio de Crias da Academia: Patrick de Paula, Gabriel Menino e Danilo. Quase três anos depois, o único remanescente é Menino, que está pronto para brilhar novamente nas terras hermanas.

+ Veja tabela da Libertadores-2023 clicando aqui

Para aquela decisão, Abel Ferreira armou um esquema diferente, que acabou dando muito certo. Alan Empereur, Gustavo Gómez e Marcos Rocha formaram uma linha de três zagueiros. Enquanto Gabriel Menino, pela direita, Patrick de Paula e Danilo, pelo meio, e Viña, pela esquerda, formaram a segunda linha. Enquanto Gustavo Scarpa, Rony e Luiz Adriano ficaram mais soltos no setor ofensivo.

+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000

Depois de alguns sustos iniciais, o Verdão tomou conta da partida, principalmente pela atuação de Menino (20 anos), PK (21 anos) e Danilo (19 anos), que foram chamados de "Três Porquinhos" na época. O trio dominou o meio-campo e assombrou a América do Sul como potenciais nomes de destaque do futebol brasileiro.

+ Técnico na berlinda, jejum de Cavani, promessa no banco… Como está o Boca Juniors para enfrentar o Palmeiras

Além de provocar a expulsão de Carrascal, Menino fez um domínio de letra que ficou marcado na memória do torcedor palmeirense. Danilo deu o passe para o gol de Luiz Adriano e Patrick de Paula teve a sua imposição física com o perigo dos chutes de longa distância. Isso somente para citar situações concretas, sem levar em conta a personalidade que os dois garotos desfilaram naquele dia.

Como todos sabem, o Alviverde levou aquela Libertadores e consolidou uma geração estrelada de jovens e mais experientes que entraram para a história do clube. No entanto, nem todos vingaram como se esperava.

Mesmo com o bi da Libertadores na edição seguinte, Menino e PK viveram altos e baixos pelo Palmeiras, culminando até no corte da dupla para a disputa do Mundial de 2021 (disputado em 2022). Danilo, enquanto isso, se tornava um dos melhores do time e chegou a levar a Bola de Bronze da competição na qual os palmeirenses foram vice do Chelsea.

Gabriel Menino durante o duelo com o River Plate, em janeiro de 2021 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Patrick acabou sendo vendido ao Botafogo naquele ano. Já Danilo seguiu como titular absoluto acabou vendido ao Nottingham Forest-ING no início de 2023. Menino, por sua vez, virou o único remanescente daquela semifinal épica. Após aquele período de baixa, ele voltou aos trilhos, se tornou peça importante nas conquistas de 2022 e hoje é titular do meio-campo de Abel Ferreira, pronto para mais uma semi na Argentina.

+ OPINIÃO: Ao falar do Palmeiras, Riquelme bebeu da fonte dos ‘haters’ de Abel Ferreira

- É um jogo que o nosso grupo gosta de jogar, uma partida para a qual a gente se prepara o ano todo, um jogo de emoções e que vale vaga para a final, que é o nosso grande objetivo. A gente está com o foco 100% e, por ser Libertadores, é um jogo que tem um algo a mais - declarou Menino.

Siga o Lance! no Google News