O Palmeiras vive mais uma má fase na temporada 2023. Com cinco jogos sem vencer, uma eliminação na Libertadores e cada mais longe da liderança do Brasileirão, o clube tem pouco mais de dez jogos para encerrar o ano com dignidade. Para isso, o entendimento é de que Abel Ferreira e o elenco precisarão de paz a fim de se reerguerem. Uma das soluções é buscar o "X9 das escalações", ou seja, o cidadão que está vazando informações internas para a imprensa.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Não foi a primeira vez que o técnico levantou o tema em uma entrevista coletiva, mas após o jogo contra o Santos, na derrota de virada por 2 a 1, Abel foi mais incisivo ao tocar no assunto e lamentou que um dos pilares desse período vencedor do Verdão foi quebrado por esse vazamento.
- Essa equipe tem sido muito assediada por outros clubes. Eu e os jogadores, o ano todo. Isso pesa muito. Temos alguém dentro do clube que passa todas as informações para fora, portanto aquela blindagem que tínhamos no passado nós deixamos de ter.
As queixas do técnico sobre o "X9" datam desde o primeiro semestre, mas foram se intensificando ao longo do ano. Em uma delas, por exemplo, a mídia ficou sabendo antecipadamente que Raphael Veiga não seria titular contra o Goiás e Abel reclamou em entrevista coletiva.
+ Abel Ferreira é suspenso por dois jogos por gesto e fala em jogo diante do Grêmio
Os dirigentes palmeirenses entendem que, de fato, isso atrapalha o dia a dia e as estratégias da comissão técnica, além de quebrar uma confiança de um grupo de jogadores e funcionários que pareciam muito unidos. Por isso, não estão sendo medidos esforços para apurar quem é o responsável ou quem são os responsáveis por esses vazamentos.
Ainda que essa seja a ideia da direção alviverde, todos sabem que é bem difícil encontrar o culpado e reunir provar sobre o tema, além disso, caso seja desvendado o culpado, a ideia é que o nome não seja exposto. Por isso há o cuidado na investigação interna para que as medidas não passem de uma punição administrativa.
+ Leila Pereira responde protestos da torcida do Palmeiras: ‘Violência sem sentido!’
O que pode ser feito é buscar minimizar ainda mais a possibilidade dessas informações sobre escalação serem vazadas. Mais importante do que tudo isso é fazer com que Abel Ferreira sinta que tenha paz para trabalhar com o elenco a fim de terminar o ano com, no mínimo, a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, de preferência sem o "X9".