Palmeiras campeão quando? Saiba cenários que podem levar ao título do Brasileirão
Verdão segue fazendo as contas para conquistar o Campeonato Brasileiro. Assim, o LANCE! simulou três cenários extremos para que o clube possa levantar a taça
- Matéria
- Mais Notícias
O Palmeiras é líder do Brasileirão 2022 com dez pontos de vantagem para o Internacional, segundo colocado, e sabe que com mais quatro vitórias será campeão, independentemente dos resultados de seus concorrentes. Resta saber, porém, quando isso acontecerá e em que cenários isso poderia ser antecipado com tropeços dos rivais. Assim, o LANCE! simulou três possibilidades extremas para o título alviverde.
Relacionadas
> Ranking aponta os 50 maiores clubes do Brasil; confira a lista
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui
Se nos basearmos primeiramente em um cenário em que o Verdão precisará garantir os quatro triunfos para ser campeão, já que seus rivais não deram trégua na perseguição, a taça seria conquistada na 35ª rodada, diante do Fortaleza, no Allianz Parque. O time de Abel Ferreira chegaria a 79 pontos contra 69 do Internacional, que poderia atingir no máximo 78 até o término do campeonato nacional.
Com essa possibilidade, todos os adversários mais próximos venceriam seus jogos e manteriam suas distâncias para o Palmeiras, que também teria 100% de aproveitamento nos jogos. Esse seria o cenário mais difícil para os palmeirenses.
Outra possibilidade seria baseada em empates dos concorrentes mais próximos, ou seja, com tropeços, mas pontuando em cada rodada. Diante disso, se o Verdão vencer seus próximos jogos, garantindo 100% de aproveitamento, o título viria na 34ª rodada, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada. O Alviverde bateria 76 pontos, enquanto o Inter teria 60, chegando no máximo a 72.
Nesse caso, mais três vitórias seriam suficientes para a conquista, porém mais três rodadas de tensão para os torcedores, que veriam o time campeão fora de casa. O cenário seria um pouco mais tranquilo.
Por fim, outra simulação extrema seria a de todos os concorrentes mais próximos serem derrotados e o Palmeiras ter 100% de aproveitamento. O título, assim, viria mais cedo para o clube. Seria na 33ª rodada, diante do Avaí, no Allianz Parque. O Verdão chegaria a 73 pontos, enquanto o Internacional ficaria com 57 e somente poderia chegar aos 72, com mais cinco rodadas a serem disputadas.
Evidentemente há outros cenários intermediários, com tropeços do Internacional e vitórias de Corinthians, Flamengo e Fluminense, que poderiam mudar o cenário do vice-líder. Além de tropeços do próprio Alviverde, como ocorreu no empate com o Atlético-GO. No entanto, para efeito de explicação, é mais simples pegar os cenários extremos.
Certo mesmo é que de qualquer forma o Palmeiras precisará esperar, no mínimo, mais duas rodadas e, no máximo, mais quatro se fizer a sua parte, já que depende apenas de si para ser campeão. Em resumo, no cenário perfeito (vencendo os jogos), o título vem na 33ª rodada. Já no cenário mais complicado (vencendo os jogos), a taça viria na 35ª. Portanto, palmeirense, é seguir mantendo a cautela.
Confira os cenários citados acima:
33ª rodada, diante do Avaí, no Allianz Parque
Palmeiras vencer os próximos dois jogos
Todos os concorrentes perderem os próximos dois jogos
34ª rodada, diante do Athletico-PR, na Arena da Baixada
Palmeiras vencer os próximos três jogos
Todos os concorrentes empatarem os próximos três jogos
35ª rodada, diante do Fortaleza, no Allianz Parque
Palmeiras vencer os próximos quatro jogos
Todos os concorrentes mais próximos vencerem seus quatro jogos
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias