O Palmeiras decide neste sábado, às 16h30, o título da Supercopa do Brasil de 2023, que será realizada em Brasília, no Mané Garrincha. O adversário será o Flamengo, um velho conhecido, que impõe uma circunstância ainda mais épica do que já seria. E para um confronto dessa magnitude, nada como contar com um goleiro como Weverton, que segue registrando marcas impressionantes pelo clube. Uma delas é o índice de jogos em que saiu de campo sem sofrer gols pelo Alviverde.
> Palmeiras x Flamengo: onde assistir, escalações e desfalques da Supercopa do Brasil
Desde 2018, Weverton soma 270 partidas pelo Verdão e não sofreu gol em metade delas (135). O índice de 50% é o melhor entre os dez goleiros com mais partidas na história do clube, ao lado de Emerson Leão – na sequência, aparecem Velloso (41%) Gilmar (38%), Fernando Prass (37%), Oberdan (34%), Valdir de Morais (33%), Primo (31%), Sérgio (30%) e Marcos (28%).
- É uma marca muito expressiva. Sabemos o quanto é difícil no futebol de hoje, tão rápido e dinâmico, com bolas rápidas, você alcançar uma marca dessa. Me dá muito orgulho, é consequência do tanto que trabalhamos junto com os preparadores Rogério e Thales, o nosso dia a dia treinando todas as situações de jogo que acontecem para diminuir a chance de sofrer gol. Temos até o último minuto para vencer o jogo se o goleiro não toma gol.
- O objetivo é esse, não só do goleiro, mas da equipe inteira, da zaga. Fico feliz por ter números assim, de metade dos jogos sem sofrer gol. O jogo perfeito do goleiro para mim é quando não tomo gol. Às vezes não faço nenhuma defesa, mas saio sem tomar gol e está ótimo. Essa é minha função: defender bem a baliza - afirmou o goleiro em entrevista para a TV Palmeiras.
> Veja quanto o Palmeiras já faturou em premiação com Abel Ferreira
Terceiro goleiro com menor média de gols sofridos na história do Palmeiras – 0,69 por partida (187 vezes em 270 jogos), atrás apenas dos paraguaios Benítez, com 0,54 (13 gols sofridos em 24 jogos em 1978), e Gato Fernández, com 0,62 (22 gols em 35 jogos em 1994) –, Weverton prevê uma linda festa da torcida palestrina na capital federal durante a tarde deste sábado no Mané Garrincha.
- Não temos dúvida de que nosso torcedor estará lá apoiando e o torcedor em casa vai mandar sua energia positiva. Sabemos o quanto eles fazem a diferença. Será um grande espetáculo da torcida, uma grande festa. Sabemos que é uma grande rivalidade do futebol brasileiro pelas conquistas, tenho certeza de que será um grande jogo - disse o titular da meta alviverde antes de completar:
- Estamos felizes de estarmos envolvido nesse tipo de evento, porque é algo que para o Brasil. Todos vão parar para assistir e somos privilegiados de fazer parte. Contamos com o apoio, a vibração e o incentivo de sempre, tudo que eles têm feito por nós nos últimos anos. Dentro de campo, vamos entregar o máximo para que possamos mais uma vez dar alegria ao torcedor.
> Veja as principais transferências no Mercado da Bola do LANCE!
O Palmeiras deve ir a campo com seu time titular completo. Além de Weverton, devem ser escalados: Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick. O Verdão não tem jogadores lesionados no momento.