Atlético-MG e Palmeiras empataram em 1 a 1 na noite deste domingo (28), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O argentino Pavón abriu o placar para o Galo, mas Dudu marcou pelo Verdão e deixou tudo igual na capital mineira. Com o empate, o time de Abel Ferreira permaneceu no segundo lugar do Brasileirão. Já a equipe de Eduardo Coudet interrompeu uma sequência de cinco vitórias consecutivas na competição.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
VAR anula golaço, e equilíbrio toma conta da partida
O Palmeiras começou a partida pressionando bastante a saída de bola do Atlético-MG. Com apenas seis minutos, Rony abriu o placar para o Verdão com um golaço de bicicleta, mas após revisão do VAR, o gol foi anulado por impedimento do camisa 10 na origem da jogada. O jogo ficou bem faltoso, com dez faltas cometidas pelos donos da casa em apenas 20 minutos. Ambas as equipes começaram a trabalhar melhor as jogadas, tornando o confronto mais equilibrado, porém os goleiros Weverton e Everson trabalharam pouco até a primeira metade da etapa inicial.
Com jogo mais 'lá e cá', Atlético vai pra cima e abre o placar
Na segunda metade do primeiro tempo, o cenário não mudou muito. Até os 30’, a equipe comandada por Eduardo Coudet havia finalizado apenas uma vez. Aos 33’, o goleiro Weverton fez sua primeira grande defesa na partida em chute do meia Battaglia em bate-rebate após cobrança de escanteio. A partida continuou equilibrada, porém com leve superioridade palmeirense em alguns momentos. O Galo continuou em busca de desenvolver boas jogadas, e conseguiu aos 44 minutos. Após erro na saída de bola de Gustavo Gómez, o argentino Pavón fez o desarme, driblou os defensores alviverdes, invadiu a área e finalizou sem chance de defesa para Weverton. 1 a 0 para o Atlético na primeira etapa.
+ ATUAÇÕES: Palmeiras vê Gómez falhar, e sistema defensivo deixar a desejar em empate no Mineirão
Verdão deixa tudo igual, mas Galo não se abala
A alegria do Galo durou pouco no Mineirão. Logo aos seis minutos da segunda etapa, após boa troca de passes entre os jogadores do Verdão, Artur cruzou na medida para Dudu cabecear e deixar tudo igual no placar: 1 a 1. Foi a primeira assistência do camisa 14 desde o seu retorno ao Alviverde. O Atlético-MG não se mostrou abalado com o empate, e começou a dominar as jogadas, obrigando uma postura mais defensiva da equipe de Abel Ferreira. O Palmeiras diminuiu um pouco sua intensidade, permitindo que o Galo ficasse mais tempo com a bola e tentando criar chances no contra-ataque.
Palmeiras diminui ritmo e partida termina empatada
Na reta final, ambas as equipes fizeram várias substituições visando dar um 'gás' e conquistar os três pontos no Mineirão. Aos 35 minutos, o Galo teve sua melhor chance do segundo tempo. Igor Gomes, que tinha acabado de entrar, recebeu na área, cobrou rasteiro e a bola passou perto da trave de Weverton. O Palmeiras seguiu se defendendo e o Atlético tentou manter a maioria da equipe no campo de ataque em busca da vitória. Apesar da tentativa, o duelo terminou empatado em 1 a 1 no Mineirão.
E agora?
Com o resultado, o Palmeiras foi a 16 pontos no Brasileirão e permaneceu na segunda colocação da competição, com cinco pontos a menos que o líder Botafogo. Na próxima rodada, o Verdão encara o Coritiba no domingo (4), às 18h30, no Allianz Parque. Enquanto isso, o Atlético-MG ficou na quarta posição, com 14 pontos, e disputará o clássico contra o Cruzeiro no sábado (3), também às 18h30, em Uberlândia-MG.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 x 1 PALMEIRAS
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais
Data e hora: 28/5/2023, às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo D. Alonso Ferreira (SC)
Público e renda: 53.236 torcedores / R$ 2.199.727,10
Cartões amarelos: Gabriel Menino, Raphael Veiga e Vanderlan (Palmeiras), Nathan Silva, Pavón, Zaracho e Eduardo Coudet (Atlético-MG)
Cartões vermelhos: -
Gols: Pavón (44'/1ºT) (1-0), Dudu (6'/2ºT) (1-1)
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano (Saravia aos 36'/2ºT), Nathan Silva, Jemerson e Rubens (Igor Gomes aos 31'/2ºT); Battaglia, Hyoran Patrick aos 23'/2ºT) e Zaracho; Pavón, Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke aos 35'/2ºT), Luan, Gustavo Gómez e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos aos 17'/2ºT) e Raphael Veiga (Jhon Jhon aos 30'/2ºT); Artur, Dudu (Breno Lopes aos 17'/2ºT) e Rony (Endrick aos 34'/2ºT). Técnico: Abel Ferreira. Técnico: Abel Ferreira