Salvo algum negócio altamente surpreendente de última hora, o Palmeiras encerra a janela de transferências sem contratar jogadores. A situação irritou a torcida, principalmente por ver adversários se reforçando mesmo em situação financeira pior. Após fracassos da diretoria na busca pelo sonhado "camisa 5", o que fica é a confiança em Abel Ferreira, que mais uma vez precisará tirar um plano da cartola para manter o Verdão forte.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
A partir desta quinta-feira (3), não mais será permitido reforçar os elencos brasileiros contratando jogadores junto a outros clubes. Ainda é possível fechar com atletas que ficaram livres no mercados antes do fim da janela de transferências. Portanto, ainda há esperanças para o Verdão e para outras agremiações que estejam buscando novas peças. Lembrando que as únicas contratações palestrinas neste ano são Artur, que veio do Bragantino, e Richard Ríos, que veio do Guarani.
+ Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do Verdão!
No caso do Alviverde, dificilmente haverá uma movimentação para trazer jogadores. Embora os dirigentes dizem estar sempre atentos a oportunidades de mercado, a maioria dos atletas que estão livres no mercado são mais veteranos, que não têm perfil para uma venda futura. Ou seja, algo que nem a comissão técnica, nem o departamento de futebol se atraem por negociar.
Ainda que o Palmeiras tenha fechado essa janela sem conseguir contratações, não se pode dizer que o clube não tentou se reforçar. Não é novidade para ninguém que o principal alvo foi um "camisa 5" para a vaga de Danilo, vendido para o Nottingham Forest-ING no início de 2023, que segue sem uma reposição.
Depois de ir atrás e se "assustar com valores" pelos nomes de Matheus Henrique, do Sassuolo-ITA, Jean Lucas, do Monaco-FRA (hoje no Santos), Walace, da Udinese-ITA, e Wendel, do Zenit-RUS, o Verdão definiu como alvo o volante Aníbal Moreno, do Racing-ARG.
+ Pulou o muro! Palmeiras contrata joia da base do São Paulo
O jogador foi aprovado pela comissão técnica e teria até conversado com Abel Ferreira. No entanto, os valores oferecidos pelo Alviverde não agradaram os argentinos, que ficaram irredutíveis na quantia pedida. Mesmo com Aníbal como aliado fazendo força para deixar a Argentina, não foi possível fechar o negócio.
Apesar de lamentar não ter conseguido entregar um reforço para essa janela, o departamento de futebol entende que o grupo palmeirense é qualificado o suficiente para seguir buscando títulos como favorito nesta temporada. Dentro desse entendimento, há também uma confiança no trabalho de Abel Ferreira, que tem se especializado em tirar coelhos da cartola para manter o time competitivo.
Em 2023, a "sacada" foi trazer Zé Rafael para a posição de "camisa 5" e adaptar o time a essa nova configuração, uma vez que janela do começo do ano também não foi possível reforçar esse setor. A ideia era que fosse uma solução temporária, mas diante do insucesso em mais uma janela, a aposta será novamente nesse improviso, ou seja, em um novo plano de Abel Ferreira na busca pelo tricampeonato continental.