Profissionalizado pelo Palmeiras, o atacante Fernando assinou, neste sábado, contrato de cinco temporadas com seu novo clube: o Shakhtar Donestk, da Ucrânia. Para tirar o jogador do Verdão e levá-lo para o Leste Europeu, a equipe do Velho Continente desembolsou algo em torno de R$ 21,6 milhões.
O jovem jogador, de apenas 19 anos, foi aprovado nos exames médicos solicitados pelo Shakhtar e pôde selar seu vínculo contratual. No acordo realizado pelos dois clubes, além da quantia recebida pelos direitos federativos do atleta, o Palmeiras garantiu 15% de participação em uma futura venda. Além disto, o Alviverde ainda ganhará uma porcentagem de toda e qualquer venda do atacante, já que é o clube formador.
Natural de Belo Horizonte, Fernando chegou ao Verdão há dois anos para jogar na equipe sub-17. Destacou-se nas categorias de base e foi promovido aos profissionais. No time de cima, fez três partidas e anotou um gol. Novamente, chamou a atenção e foi vendido ao clube ucraniano.
Embora tenha se apresentado ao Shakhtar, Fernando foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-20 e retornará ao país em breve para participar de um período de treinos com a Canarinho.