O Palmeiras tem mais uma rodada para diminuir a vantagem do Botafogo na liderança do Brasileirão e entra em campo contra o Grêmio com sete pontos atrás dos cariocas. A missão segue sendo bem complicada, mas o clube pode se apoiar em um feito recente para acreditar na conquista de mais uma taça nacional. Em 2018, o Verdão chegou a ter oito pontos a menos do que o líder e terminou na primeira posição da tabela.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
A diferença atual é a menor desde a 11ª rodada, quando o Alviverde estava com cinco pontos a menos. Ou seja, há motivos para se empolgar um pouco a mais com a possibilidade de reverter a situação da classificação, começando por uma vitória sobre o Grêmio, nesta quinta-feira (21).
O passado recente ajuda na esperança. Isso porque, na campanha de 2018, o Palmeiras chegou a ter oito pontos de desvantagem para o líder do Brasileirão. Isso aconteceu entre a 11ª e a 21ª rodada, com oscilações para sete ou seis pontos a menos do que quem estava na liderança.
+ Com Barros, Palmeiras planeja 2024 sem mudanças na estrutura do departamento de futebol
Nesse período, Flamengo e São Paulo passaram pelo primeiro lugar enquanto o Verdão armava sua grande virada sob o comando de Felipão. Naquele campeonato, o time de Scolari ficou o segundo turno inteiro sem perder.
A partir da 22ª rodada, a vantagem, começou a diminuir para seis, depois para três, e por fim para um. Até que na 27ª o Alviverde assumiu a liderança e não largou mais para conquistar o título.
+ Palmeiras demonstra interesse em contratar Bruno Henrique, do Flamengo
Nesta edição, com a desvantagem de sete pontos para o Botafogo, o Palmeiras precisaria de, no mínimo, três rodadas para assumir a primeira posição, dependendo evidentemente dos tropeços do clube carioca.
O primeiro desafio palmeirense é nesta quinta (21), às 21h30 (de Brasília), em Porto Alegre, diante do Grêmio, pela 24ª rodada do Brasileirão. Já o Botafogo enfrenta o Corinthians, nesta sexta (22), às 20h.