Leila Pereira tem sido duramente criticada pela torcida do Palmeiras por conta da falta de investimentos em reforços. As cobranças ficaram ainda mais fortes após a eliminação palmeirense na Copa do Brasil, na última quinta-feira (13), pelo São Paulo, em pleno Allianz Parque.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Desde que assumiu a presidência do clube alviverde, Leila investiu R$ 196 milhões na contratação de atletas. O valor total considera bonificações e até mesmo luvas pagas a jogadores que chegaram livres de contratos, como o goleiro Marcelo Lomba, o volante Jaílson e o atacante Rafael Navarro, que na última semana foi emprestado ao Colorado Rapids, dos Estados Unidos.
Além do trio, chegaram durante a atual administração palmeirense: o zagueiro Murilo, os volantes Atuesta e Richard Ríos, o meia Bruno Tabata, e os atacantes Artur, Flaco López e Merentiel. Desses, Tabata e Merentiel não estão mais no clube. Eles foram emprestados para o Qatar SC (QAT) e Boca Juniors (ARG), respectivamente.
+ Internacional x Palmeiras: onde assistir, escalações e desfalques do jogo pelo Brasileirão
Os atletas que chegaram ao clube nesse período tiveram a indicação ou o aval da comissão técnica liderada pelo português Abel Ferreira.
Na apuração com pessoas próximas à presidente Leila Pereira, foi dito que a busca por reforços tem a participação ou o envolvimento dela apenas quando é necessário resolver as condições do contrato. A mandatária se preocupa com o quanto aquela determinada negociação pode ou não comprometer as finanças do clube.
Em entrevista coletiva concedida por Anderson Barros, diretor de futebol palmeirense, na última quinta-feira (13), após a eliminação do clube na Copa do Brasil para o São Paulo, ele destacou a dificuldade encontrada no mercado e declarou que a prioridade do Verdão é ter cautela para não fazer nada que possa prejudicar os cofres em médio e longo prazo.
+ Insatisfeita com a fase do time, torcida do Palmeiras poupa elenco e foca críticas na diretoria
- Hoje buscamos um camisa 5, temos encontrado dificuldade, quando nosso setor de análise define, há uma série de variáveis, e nós buscamos. O clube nos cobra uma responsabilidade, mas dá uma certa condição para tal. Precisamos ter uma responsabilidade com aquilo que acreditamos ser o melhor para o Palmeiras. Nós temos que entender todo cenário para tomar a melhor decisão.
- Temos que ter tranquilidade, para não buscar por buscar. Queríamos um extremo, tivemos tranquilidade e contratamos o Artur. A precipitação te leva a tomar decisão, que leva a sua instituição pagar por muito tempo, optamos pelo equilíbrio para tomar a melhor decisão.
Até o momento, em 2023, as contratações do Palmeiras foram Artur, junto ao Bragantino, e Richard Ríos, junto ao Guarani. A janela de transferências para clubes brasileiros fecha no dia 2 de agosto.