O Palmeiras foi eliminado da Libertadores pelo Boca Juniors-ARG, nesta quinta-feira (5), no Allianz Parque. Além de desperdiçar a sonhada chance de levar mais uma taça e se tornar o maior brasileiro da história do torneio, a desclassificação para a próxima fase evitou que o Verdão tivesse mais um recorde: ser o clube do Brasil com mais decisões na competição continental.
+ Veja tabela da Libertadores-2023 clicando aqui
Disputando as semifinais da Libertadores pela 11ª vez (recorde absoluto entre os brasileiros), sendo a quarta consecutiva (recorde entre os conterrâneos ao lado do Santos, de Pelé, entre 1962 e 1965), o Alviverde queria uma vaga na final pela sétima vez e, assim, deixaria o São Paulo para trás com seis decisões. No entanto, os rivais seguem empatados na liderança desse ranking.
As finais disputadas pelo Palmeiras foram: 1961, 1968, 1999, 2000, 2020 e 2021. Dessas decisões, o Verdão foi campeão em três oportunidades: 1999 (diante do Deportivo Cali-COL), 2020 (diante do Santos) e 2021 (diante do Flamengo).
+ Quantas finais da Libertadores já foram disputadas no Maracanã? Quem foi campeão?
Os vices palmeirenses foram em 1961 para o Peñarol-URU, em 1968 para o Estudiantes-ARG e em 2000 para o Boca Juniors-ARG.
Depois de Palmeiras e São Paulo, com seis, quem aparece é Santos e Grêmio, com cinco finais cada. Cruzeiro e Flamengo tem quatro, Internacional tem três, Athletico-PR e Fluminense têm duas, e Vasco, São Caetano, Corinthians e Atlético-MG têm uma.
+ Palmeiras e Boca Juniors já foram considerados ‘espelhos’ há 30 anos; entenda a história
Diante do Fluminense, na final no Maracanã, no dia 4 de novembro, o Palmeiras tem a chance de cravar outro recorde na Libertadores, que é se tornar o brasileiro com mais títulos no torneio. Atualmente está empatado com São Paulo, Santos, Grêmio e Flamengo, todos com três conquistas.