O Palmeiras definiu internamente que deseja a contratação do meia Claudinho, que está no Zenit, da Rússia. Uma reunião entre a diretoria do clube alviverde e os russos está programada para acontecer ainda nesta semana. O Verdão espera avançar no negócio nos próximos dias.
Ainda assim, segundo informações obtidas pelo LANCE!, a aquisição do atleta é considerada complicada. A direção do Zenit não descarta negociar o jogador, mas também não facilitará uma possível liberação, principalmente após renovar o contrato do brasileiro no início da atual temporada, oferecendo aumento do salário, luvas e bonificações. O vínculo agora tem duração até 2027.
+ Saiba os clubes da Série A que mais anunciaram reforços até aqui para 2023
A oferta palmeirense deve girar em torno de 15 e 17 milhões de euros (R$, 84,4 e 95,7 mi, na cotação atual). A informação do valor foi publicada inicialmente pelo ‘Goal Brasil’ e confirmada pelo LANCE!.
De acordo com o que foi obtido pelo L!, caso a investida do Palmeiras se confirme neste padrão, há chances do negócio avançar, ainda que no entendimento dos russos o mais viável fosse que ele ocorresse no meio do ano, quando se encerra a temporada no país.
+ Confira a tabela do Campeonato Paulista e simule os jogos da competição estadual
No fim do ano esportivo na Europa, o Zenit quer dispensar alguns atletas estrangeiros, por conta da punição da Uefa, que impede os times do país de participar de competições continentais, devido a guerra com a Ucrânia. Ainda assim, Claudinho, assim como outro brasileiro, o atacante Malcom, não estão na ‘lista dos dispensáveis’, tanto que há uma movimentação para que seja aberto um processo de nacionalização da dupla. A ideia é que eles não ocupem mais vagas de atletas internacionais, além de passar uma mensagem política de que os melhores jogadores ficarão na Rússia. De toda forma, o entendimento dos russos é que uma proposta como a preparada pelo Palmeiras não pode ser ignorada.
A reportagem entrou em contato com o estafe do meia de 25 anos, que negou a procura do Alviverde. Já fontes ligadas ao mercado afirmaram que a negociação existe.
Com passagem pelas categorias de base do Santos, mas promovido ao futebol profissional pelo Corinthians, Claudinho ganhou destaque vestindo a camisa do Red Bull Bragantino. As campanhas de destaque, principalmente entre 2019 e 2020, despertaram o interesse do Zenit pelo atleta, e o clube russo fechou a compra em agosto do ano passado, por 15 milhões de euros (cerca de R$ 92 milhões, na cotação da época). Na equipe da Rússia, Claudinho soma 50 partidas, 13 gols e 13 assistências. Ele fez parte do grupo da Seleção Brasileira medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, disputados no ano passado.