O Palmeiras conseguiu um grande resultado ao bater o Atlético-MG, por 1 a 0, fora de casa, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. O cenário é um conforto, já que pode definir a classificação no Allianz Parque, mas também por ser algo que traz boas lembranças aos clube. Das 12 vezes em que saiu na frente no mata-mata da competição, o Verdão se classificou em 11.
+ Veja tabela da Libertadores-2023 clicando aqui
Desde 1961, quando disputou pela primeira vez uma Liberta, o Alviverde acumula um retrospecto positivo nas vezes em que consegue vencer o jogo de ida. Naquela primeira edição, por exemplo, bateu o Independiente-ARG, fora de casa, por 2 a 0, e depois venceu novamente os argentinos no Pacaembu por 1 a 0, garantindo a ida para a semifinal.
+ Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do Verdão!
A situação se repetiu em 1968 (semifinal), em 1999 (quartas de final), em 2000 (quartas de final), em 2009 (oitavas de final) e em 2018 (oitavas e quartas). No entanto, a sequência positiva acabou sendo interrompida em 2019. Depois de vencer o Grêmio, em Porto Alegre, pelas quartas de final, por 1 a 0, no jogo de ida, o Verdão acabou sendo derrotado, em casa, por 2 a 1, e foi eliminado pelos gols gremistas como visitante.
Naquela oportunidade, o Palmeiras não pôde utilizar o Allianz Parque, que estava reservado para um show e acabou precisando mandar sua partida no Pacaembu. Até aqui, foi a única vez que o Alviverde não confirmou sua classificação após vencer um jogo de ida na Libertadores.
+ O erro que o Palmeiras não pode repetir se quiser passar pelo Atlético-MG
Já no ano seguinte, em 2020, quando conquistou o bicampeonato, venceu os duelos de ida nas oitavas de final e na semifinal. Em 2021, por sua vez, saiu vitorioso no confronto de ida das oitavas de final e acabou chegando na decisão para levantar o tricampeonato contra o Flamengo. Em 2022, o Palmeiras também venceu o jogo de ida nas oitavas de final e garantiu sua vaga nas quartas. Caindo, posteriormente, na semifinal.
Ou seja, o aproveitamento em classificações do Palmeiras quando vence o jogo de ida na Libertadores é de 91,7%. Diante do Atlético-MG, apesar do histórico positivo, fica a lição do confronto com o Grêmio, em 2019, para evitar uma nova "exceção" nesse retrospecto.
+ A um gol de igualar Alex, Veiga valoriza pausa no Palmeiras: ‘Chegar 100% diante do Galo!’
Vale lembrar que não existe mais o gol qualificado. Em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis. Uma igualdade no Allianz Parque garante o Verdão nas quartas de final, enquanto o Galo precisa vencer por um gol de diferença para levar para as penalidades, ou ter uma vantagem de dois gols ou mais para se classificar no tempo normal.
Confira o retrospecto do Palmeiras vencendo o jogo de ida na Libertadores
1961
Quartas de final - Venceu primeiro jogo e se classificou
1968
Semifinal - Venceu primeiro jogo e se classificou
1999
Quartas de final - Venceu o primeiro jogo e se classificou
2000
Quartas de final - Venceu o primeiro jogo e se classificou
2009
Oitavas de final - Venceu o primeiro jogo e se classificou
2018
Oitavas de final - Venceu o primeiro jogo e se classificou
Quartas de final - Venceu o primeiro jogo e se classificou
2019
Quartas de final - Venceu o primeiro jogo e foi eliminado
2020
Oitavas de final - Venceu o primeiro jogo e se classificou
Semifinal - Venceu o primeiro jogo e se classificou
2021
Oitavas de final - Venceu o primeiro jogo e se classificou
2022
Oitavas de final - Venceu o primeiro jogo e se classificou