Palmeiras tem rodado o elenco, mas titulares seguem com bem mais minutos em campo
Abel Ferreira tem optado por dosar a escalação do Verdão em alguns momentos dessa temporada
- Matéria
- Mais Notícias
O Palmeiras disputa duas competições ao mesmo tempo neste momento, mas já chegou a precisar se dividir em três. Com o calendário apertado e elenco enxuto, fica nas mãos do treinador a responsabilidade de conseguir dosar os jogadores para toda essa maratona. Abel Ferreira tem feito isso com Libertadores e Brasileirão, relatando que isso ajudou a construir a classificação contra o Atlético-MG. No entanto, os titulares seguem com bem mais minutos dos que os demais jogadores do elenco.
Relacionadas
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Diante do Flu, no sábado (5), Abel deixou quatro titulares em São Paulo (Raphael Veiga, Dudu, Piquerez e Zé Rafael), e escalou apenas dois no Maracanã (Weverton e Gustavo Gómez). Os outros cinco integrantes do 11 inicial ficaram no banco de reservas e quatro deles foram utilizados (Gabriel Menino, Mayke, Rony e Artur), enquanto Murilo não foi a campo.
+ Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do Verdão!
Assim, a equipe enfrentou o Atlético-MG com grande parte do time titular mais descansado e em melhores condições de competir. Tanto é que Abel valorizou a vantagem que o Palmeiras teve de um dia a mais de recuperação em relação ao Galo.
- Nosso adversário tinha só dois dias de recuperação, não acho justo, aconteceu o mesmo com a gente contra o São Paulo. Isso é uma vantagem, estávamos frescos. Esse jogo começou a ser ganho contra o Fluminense, não há outra forma senão rodar a equipe - declarou o treinador na quarta-feira (9).
+ Palmeiras iguala feito que só o Boca Juniors tem em Libertadores
No entanto, mesmo com essa utilização cada vez mais frequente de todo o elenco, os titulares ainda estão muito à frente em termos de minutagem. Os 12 primeiros do ranking são os titulares de Abel Ferreira, sendo que Luan entra na lista por conta da longa ausência de Murilo na zaga. No entanto, os outros 11 são exatamente aqueles que entraram em campo contra o Atlético-MG nas oitavas da Libertadores.
Weverton, Mayke, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez, Zé Rafael, Gabriel Menino, Raphael Veiga, Artur, Dudu e Rony são os tais titulares. Por ter chegado com a temporada em andamento e sem poder atuar na Copa do Brasil, Artur ainda é último dos 12 primeiros do ranking, mas ele já passou Marcos Rocha, por exemplo, que também sofreu com lesões em 2023.
Depois de Rocha, Endrick, Ríos, Vanderlan, Breno Lopes, Flaco López e Jhon Jhon são os mais utilizados entre os considerados reservas. Ao todo, Abel Ferreira já usou 33 atletas diferentes, sendo 11 deles formados na base do clube e cinco que já não estão mais no elenco.
+ Saiba por que a câmera estava tão alta no jogo Palmeiras x Atlético-MG pela Libertadores
Na segunda-feira (14), o Palmeiras volta a campo para enfrentar o Cruzeiro, às 19h, pelo Brasileirão, no Allianz Parque. Com tempo de recuperação até lá e sem jogos no meio de semana, é possível que o treinador português irá escalar os titulares.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias