O Palmeiras inicia a semana animado por estar bem vivo em três possibilidades de título na temporada: Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Nos próximos sete dias, pode ratificar e até melhorar essa condição, sendo finalista da Copa do Brasil e líder do Brasileiro. Mas o período mais decisivo do ano até agora no clube pode também limitar as chances de ser campeão.
O adversário que pode complicar o Verdão é o mesmo: o Cruzeiro. Na quarta-feira, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari visita a Raposa, às 21h45, no Mineirão, com a complicada missão de reverter a derrota por 1 a 0, na ida, no Allianz Parque, para chegar à final da Copa do Brasil. Se vencer por um gol de diferença, define a vaga nos pênaltis. Com vitória superior a essa vantagem, a classificação vem no tempo normal. Qualquer outro resultado gera eliminação.
No domingo, às 11h, no Pacaembu (o Allianz Parque estará à disposição de shows do tenor Andrea Bocelli), o time mineiro comandado por Mano Menezes volta a ser adversário, mas pelo Brasileiro. O Palmeiras pode assumir a liderança se vencer e o São Paulo não derrotar o Botafogo, no Rio, também no domingo, ou até se empatar, contanto que o Tricolor perca e Inter e Flamengo não superem, respectivamente, o Vitória no Beira-Rio e o Bahia em Salvador.
Por outro lado, um tropeço contra o Cruzeiro, no domingo, pode custar caro. Na pior das hipóteses, o Palmeiras terminaria a 27ª rodada em quinto lugar: atualmente, tem 50 pontos, enquanto o São Paulo soma 51, o Inter tem 50 (está atrás do Verdão no saldo de gols), o Flamengo conta com 48 e o Grêmio acumula 47. É claro que não tiraria dos comandados de Scolari a possibilidade de título, até porque restariam ainda 11 rodadas para o final da competição. Mas tornaria a missão mais complicada.
De qualquer forma, mesmo no pior cenário, o Palmeiras segue com mais esperanças na Libertadores, já que abriu as quartas de final vencendo o Colo-Colo, no Chile, por 2 a 0. Para se classificar às semifinais do torneio, pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta, no Allianz Parque, no dia 3.
Neste cenário, a força do elenco do Palmeiras vem se comprovando até o momento. Enquanto a torcida se anima com a possibilidade de conquistar três títulos e disputar o Mundial no final do ano, Felipão já pede que, ao menos, uma conquista ocorra. E a chance disso pode aumentar ou diminuir dependendo do que ocorrer nesta semana, contra o Cruzeiro.