O Palmeiras empatou com o Flamengo, em 1 a 1, no último domingo, e manteve a vantagem de nove pontos para o rival no Brasileirão-2022. O gol que igualou a partida foi de Raphael Veiga, que de uma vez só entrou para ranking histórico do clube e atingiu marcas importantes vestindo a camisa alviverde contra o Rubro-Negro.
GALERIA
> Relembre as contratações do Palmeiras na Era Anderson Barros
TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui
> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!
Superior no retrospecto geral contra o Flamengo (47 vitórias contra 42 do Flamengo em 124 jogos, além de 35 empates), o Verdão acumulava um total de 199 gols marcados contra a equipe carioca antes de entrar em campo no Allianz Parque pela 23ª rodada do Brasileirão. Com o gol de Veiga, o Alviverde foi ao expressivo tento de número 200 na história do confronto contra a equipe rubro-negra. Já o rival vazou o Verdão 181 vezes com o gol marcado na partida.
Mas esse gol de Raphael Veiga, além de um valor histórico para a instituição palestrina, também foi valioso individualmente para a carreira do jogador. Isso porque o camisa 23 chegou a 27 gols pelo Brasileirão com a camisa do clube e, com isso, passou a integrar o Top 10 de artilheiros palmeirenses na história da competição, ao lado de Edu Bala e Oséas, ambos também com 27 gols pelo campeonato.
Nessa lista, ele está atrás apenas de Evair (9º, com 28 gols); Jorge Mendonça (8º, 31 gols); Toninho Catarina e Willian Bigode (empatados na sexta posição, ambos com 32 gols); Edmundo (5º, com 34 gols); Ademir da Guia (4º, com 36 gols); Leivinha (3º, com 40); o atacante Dudu (2º, com 47) e o recordista César Maluco (1º, com 61 gols marcados pelo Verdão em jogos de Campeonato Brasileiro).
Além disso, com mais este gol sobre o Rubro-Negro, Veiga chegou, ao todo, a quatro marcados sobre a adversário carioca. Os outros foram em 2021, na final da Supercopa do Brasil (fez os dois gols Palmeiras no empate por 2 a 2 que levou a partida para os penais) e, depois, no dia 27 de novembro, na final da Libertadores, em Montevidéu, abrindo caminho para a vitória por 2 a 1 – depois, Gabigol iria empatar e, na prorrogação, Deyverson decidiria com o gol do título.
E com estas quatro bolas na rede sobre o Flamengo, Veiga superou outros quatro jogadores que haviam marcado três vezes diante do Rubro-Negro com a camisa do Palmeiras no Século XXI (ou seja, desde 2001). São eles: Edmundo, Kleber, Dudu e Deyverson.
Desta forma, Veiga passou a ser o artilheiro isolado do Verdão neste século contra o clube carioca. Já o maior artilheiro geral da história Palmeiras e Flamengo é o ídolo Servílio, com sete gols.