O Palmeiras viajou para Porto Alegre sem Rony e Dudu, mas terá uma novidade para enfrentar o Internacional, neste domingo, às 18h30, pelo Brasileirão. Trata-se de Kevin, destaque do sub-20 que foi relacionado por Abel Ferreira e deve ser opção no banco de reservas no Beira-Rio. Promovido recentemente ao profissional, ele já fez gol pela equipe principal, tem sido alvo constante da Europa e é bicampeão da Copinha pelo clube.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Após representar a Seleção Brasileira no Mundial sub-20, que aconteceu entre maio e junho, na Argentina, Kevin já estava nos planos da comissão técnica para ganhar espaço no grupo principal. Pouco tempo depois da competição de base, Giovani, seu companheiro de Verdão e de Amarelinha, foi vendido para o futebol do Qatar, o que acelerou seu processo de ida para ficar em definitivo na Academia de Futebol.
O comunicado ao jogador aconteceu no início da semana, após a eliminação do Palmeiras na disputa da Libertadores sub-20, pois o garoto estava no Chile buscando o título inédito para o Alviverde. Sem reforços para o ataque em vista, Kevin foi a solução ideal encontrada pelo clube, ou seja, valoriza a base, "engorda" o elenco e ainda ocupa a vaga de um atleta que também era uma Cria da Academia.
+ Palmeiras renova com joia da base e busca se blindar de assédio europeu
No entanto, para quem não sabe, Kevin já tem a sua história no elenco profissional. No fim de 2021, após a conquista do título da Libertadores, o grupo principal ganhou folga e o sub-20 foi convocado para disputar as últimas rodadas do Brasileirão daquele ano. Entre os nomes que tiveram a missão de representar o clube estava Kevin, que atuou em dois jogos e marcou um gol, que foi da vitória por 1 a 0 sobre o Ceará.
Kevin tinha 18 anos naquela época e estava a poucos dias de fazer história pelo Verdão. Isso porque, em janeiro de 2022, ele fez parte do grupo que venceu a tão sonhada Copinha, conquista inédita para o clube. O garoto não era titular, mas atuou em oito dos nove jogos daquela edição e ainda marcou um gol.
No ano seguinte, Kevin voltou a disputar a Copinha pelo Palmeiras, mas dessa vez como destaque do time, uma vez que a grande maioria dos companheiros de 2022, como Endrick, Jhon Jhon e Giovani, já haviam deixado o sub-20. E ele não decepcionou. Com cinco gols e cinco assistências em oito jogos, ele foi eleito o craque da competição que foi conquistada novamente pelo Verdão.
+ Adeus, base! Kevin é integrado ao profissonal do Palmeiras em definitivo
O protagonismo foi apenas mais um elemento para que os clubes europeus crescessem os olhos para cima da Cria da Academia. O Shakhtar Donetsk-UCR chegou a oferecer 10 milhões de euros (R$ 56,4 milhões na cotação da época) depois de ter duas propostas recusadas pelo Alviverde. No entanto, os valores não convenceram os dirigentes palmeirenses, que creem que o garoto vale mais do que isso.
A questão é que o Palmeiras tem apenas 50% dos direitos do jogador, e os outros 50% pertencem aos Desportivo Brasil, que faz jogo duro diante da busca alviverde por comprar mais 20% do atleta. Enquanto não conseguir essa fatia maior, a diretoria não pensa em fazer negócio e ao mesmo tempo busca se blindar do assédio europeu, que recentemente sinalizou com interesses ingleses e franceses.
Em meados de junho deste ano, Kevin assinou a renovação de seu vínculo com o Verdão até dezembro de 2026. O anterior era válido até junho da mesma temporada e o atual ganhou uma valorização salarial. A intenção do clube é dar um plano de carreira ao atleta, que deve ganhar mais chances a partir deste jogo contra o Internacional. Vale lembrar que ele já havia sido relacionado por Abel para o duelo com o Bolívar, em La Paz-BOL, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, mas não saiu do banco na derrota por 3 a 1.
+ Internacional x Palmeiras: onde assistir, escalações e desfalques do jogo pelo Brasileirão
Ficha técnica (dados publicados pelo clube):
Nome: Kevin Santos Lopes de Macedo
Idade: 20 anos (4/1/2003)
Local de Nascimento: São Paulo-SP
Altura: 1,76m
Pé dominante: direito
Chegada ao Palmeiras: 2020
Palmeiras sub-20 2023: 22 Jogos / 9 Gols
Palmeiras sub-20 2022: 44 Jogos / 12 Gols
Palmeiras Principal 2021: 2 Jogos / 1 Gols
Palmeiras sub-20 2021: 34 Jogos / 6 Gols
Títulos: Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior (2022 e 2023), do Campeonato Brasileiro sub-20 (2022), da Copa do Brasil sub-20 (2022) e do Paulista sub-20 (2020 e 2021)