O Palmeiras fez de tudo para se classificar com a melhor campanha na fase de grupos do Campeonato Paulista, e o motivo para isso: o mando de campo nos jogos decisivos. Essa foi a meta colocada como principal objetivo desde o início da competição pelo técnico Abel Ferreira, que foi cumprida pelos jogadores do Verdão.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
O Alviverde tem um ótimo retrospecto em mata-matas no Allianz Parque. Em casa, o Palmeiras disputou 49 partidas eliminatórias, venceu 32, empatou 12 e perdeu apenas cinco. Isso significa que o Verdão tem um aproveitamento de aproximadamente 73%. Esses dados evidenciam a importância da classificação do Palestra em primeiro lugar do grupo.
Além disso, vale ressaltar que com os 28 pontos conquistados na fase de grupos, o Palmeiras terá de somar ao menos dois para conseguir a classificação para a final, ou seja, precisa de apenas dois empates. Caso avance, o Verdão terá a vantagem de decidir em casa todo o caminho até uma eventual final.
> Palmeiras tem vitória de bastidor na decisão sobre as datas e horários das quartas de final do Paulistão
Como o Alviverde pega o São Bernardo nas quartas, mesmo com 26 pontos, o Bernô só ultrapassaria o Verdão o eliminando. São Paulo e Água Santa chegam, no máximo, a 29 pontos, Corinthians a 28, Bragantino a 26, Botafogo a 20 e Ituano a 18. Dessa forma, a equipe de Abel Ferreira garantiu a vantagem de decidir todas as fases do mata-mata no Allianz Parque caso chegue até a decisão.
Nesta segunda-feira (06), a Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu as datas e horários das quartas de final do Paulistão. O Palmeiras abre a rodada diante do São Bernardo no próximo sábado (11), às 16h, no Allianz Parque.