A torcida do Palmeiras vive uma fase de descontentamento com a presidente Leila Pereira e com a sua empresa, a Crefisa, que é a patrocinadora máster do clube. Há quem peça até a mudança de marca na camisa alviverde. Atualmente o contrato vai até o fim de 2024, quando a mandatária pretende abrir concorrência para que outras companhias possam mostrar interesse. Depois de mais de oito anos e meio de parceria, as conquistas e os valores envolvidos impressionam. São 13 títulos e mais de R$ 1,2 bilhão em injeção de dinheiro.
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O relacionamento entre a patrocinadora e o Palmeiras teve início em 2015, na grande virada de chave do clube para a fase vitoriosa. Depois de um duro período com rebaixamento e quase queda, Paulo Nobre e seus pares conseguiram sanear as finanças e abriram caminho para a entrada de uma empresa de tal porte patrocinar esse momento glorioso da história alviverde.
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PATROCÍNIO
Segundo apurou a reportagem, sem levar em conta impostos e inflação, a patrocinadora já investiu R$ 620 milhões somente em verbas do contrato que já dura oito anos e meio. Lembrando que o vínculo começou com R$ 35 milhões anuais em 2015 e hoje está em R$ 81 milhões por temporada.
Dentro do contrato ainda estão previstas premiações em caso de títulos. Como foram 13 conquistas nesses últimos anos, os cofres do clube também foram abastecidos com essa verba. Ao todo, o cálculo desses bônus nos leva ao valor de quase R$ 100 milhões. Somando valores de patrocínio, valores de premiação e considerando as correções do período, calcula-se um investimento de R$ 850 milhões.
INFRAESTUTURA
Paralelamente ao contrato firmado entre as partes, a empresa de Leila Pereira foi responsável pela reforma/construção do centro de excelência na Academia de Futebol, considerado um dos grandes trunfos do clube neste período. Outro aporte de Leila em paralelo é na reforma das piscinas da sede social. Somando isso com os patrocínios esporádicos, feitos em eventos diversos relacionados ao Verdão, são quase R$ 50 milhões.
SALÁRIO DE JOGADORES
Nos primeiros anos de parceria, a Crefisa chegou a fazer aportes financeiros para contratar jogadores sem que esse valor contasse como verba de patrocínio. As doações, porém, pararam de acontecer pois a Receita Federal não poderia considerar a injeção de dinheiro como doação. Dessa forma, esses valores entraram como empréstimo da empresa para o Palmeiras. Essa quantia não entrará na conta desta matéria, pois tem sido paga pelo clube. No balanço de 2022, ainda havia uma dívida de menos de R$ 66 milhões e deve diminuir ainda mais em 2023.
No entanto, não foi apenas com taxas de transferência que a empresa auxiliou o Verdão. Isso porque salários e luvas para alguns jogadores foram pagos com o dinheiro da patrocinadora. Nomes como Lucas Barrios, Lucas Lima, Borja, Guerra, Ramires, entre outros, estão nessa lista de atletas que eram pagos com a ajuda da Crefisa. Sem entrar em detalhes dos valores que cada um recebe ou recebia, calcula-se que o investimento total nesse quesito é de R$ 350 milhões, já considerando impostos e correções do período.
SALDO FINAL
Somando os R$ 850 milhões de verba de patrocínio e premiações, com os quase R$ 50 milhões de investimento em infraestrutura e publicidades esporádicas, além dos cerca de R$ 350 milhões em salários e luvas de jogadores, chegamos a um valor aproximado de R$ 1,250 bilhão de injeção de dinheiro da Crefisa no Palmeiras, quase R$ 150 milhões por ano de parceria.