Na última segunda-feira, duas notícias deixaram o torcedor do Palmeiras um pouco preocupado em relação ao técnico Abel Ferreira. Uma delas, publicada pelo UOL, disse que o treinador recebeu uma sondagem do Valencia-ESP. Já a outra, divulgada pelo GE, afirma que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não descarta o português para comandar a Seleção Brasileira. O Verdão, no entanto, confia na permanência de seu ídolo pelo menos até o término do contrato, em dezembro de 2024.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
O LANCE! confirmou a informação da sondagem do clube espanhol, que teria Abel na lista de nomes para assumir o time, que está sem técnico desde a demissão de Gennaro Gattuso. A conversa, porém, não foi adiante, uma vez que o estafe do português avisou que ele seguirá no Alviverde e cumprirá seu contrato. Essa é mais uma abordagem do futebol europeu entre tantas que foram feitas nos últimos tempos. A resposta foi sempre a mesma: a de cumprir o vínculo até o fim.
Segundo apurou a reportagem, outras equipes do Velho Continente têm buscado informações, mas os nomes não foram revelados. O nome de Abel Ferreira tem ganhado mais relevância por lá e mais agremiações têm observado o trabalho do comandante, que conquistou sete títulos em menos de dois anos e meio no futebol brasileiro. A única taça não conquistada foi o Mundial de Clubes.
> Saiba quanto o Palmeiras arrecadou com o clássico contra o Santos no Morumbi
A "ameaça", porém, não se restringe ao futebol europeu. Outra entidade que está de olho no técnico palmeirense é a CBF, segundo o Blog da Gabriela Moreira, no GE. De acordo com a jornalista, a Confederação não descarta o português como um dos nomes para ocupar a vaga deixada por Tite. Segundo o texto, o comportamento do treinador não seria motivo para afastá-lo do cargo.
Em meados de 2022, após a conquista do Paulistão, o LANCE! soube que o nome de Abel Ferreira circulava nos corredores da CBF como um possível substituto de Tite. O português já era bem avaliado naquela época. No entanto, ao longo do ano as conversas internas sobre o tema foram diminuindo devido ao foco na Copa do Mundo. Agora, com a busca efetiva por um novo técnico, as citações ao palmeirense devem ser retomadas, mas ele não seria o favorito neste momento.
> Veja quanto o Palmeiras já faturou em premiação com Abel Ferreira
O Palmeiras tem noção do efeito que o sucesso de seu técnico tem no mercado e acredita que, de fato, seja um nome de interesse para a Seleção Brasileira. Até o momento, porém, o clube nega ter recebido qualquer contato da CBF e confia na permanência de Abel Ferreira até, pelo menos, o término do contrato, em dezembro de 2024. O desejo de Leila Pereira e de sua gestão é se reeleger (em 2024) e propor um vínculo ao treinador até dezembro de 2027, término do segundo mandato.