O Palmeiras sofreu uma baixa extremamente sentida pelo restante da temporada, já que Dudu teve confirmada uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e precisará passar por uma cirurgia. Com isso, a torcida alviverde está preocupada com os rumos do time sem seu principal ídolo. E se considerarmos o desempenho do Verdão sem o camisa 7 na Era Abel Ferreira, veremos que a equipe tem um impacto nos resultados.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Vale lembrar que Dudu passou a trabalhar com Abel apenas em meados de 2021, uma vez que estava emprestado ao Al Duhail-QAT e não pegou o início da gestão do técnico português. Por isso, vamos levar em conta apenas o período em que o camisa 7 esteve disponível para jogar, que é a partir de julho de 2021.
+ Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do Verdão!
Segundo levantamento feito pelo "Análise Verdão", de lá para cá Dudu ficou fora de apenas 24 jogos, o que significa apenas 14,8% de ausência em todo esse período. Mas o aproveitamento do time teve uma queda significativa sem o Baixola. São 11 vitórias, nove empates e quatro derrotas, o que resulta em 58,3% dos pontos que o Palmeiras disputou. Ou seja, o time mais tropeçou do que venceu com o desfalque do camisa 7.
Para se ter uma noção, Dudu jogou 138 partidas sob o comando de Abel Ferreira e o Verdão conquistou 86 vitórias, 31 empates e 21 derrotas. Isso significa um aproveitamento de 69,8% dos pontos disputados.
Comparativamente, o Alviverde tem uma queda de 16,5% em seu aproveitamento quando não pode contar com Dudu nessa gestão Abel Ferreira. O impacto do atacante é muito grande pelo seu tamanho como personagem do clube e claramente nos resultados. O próprio treinador português já falou que quando todos os titulares estão juntos, a equipe é muito mais forte. Sem o Baixola, isso se comprova.
+ 100% Veiganismo: Sem Dudu, Raphael Veiga se torna ainda mais importante para o Palmeiras
Agora, com o desfalque de um de seus principais jogadores, Abel vai precisar tirar mais um plano da cartola. Inicialmente, a opção deve ser por Breno Lopes, que é o primeiro na hierarquia. Caso o jogo apresente uma outra característica, Jhon Jhon pode aparecer como alternativa. Esses nomes foram apresentados pelo próprio comandante alviverde na coletiva pós-vitória sobre o Vasco, no domingo (27).