menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Sequência de resultados negativos ‘escancara’ atual fragilidade defensiva do Palmeiras

Equipe de Abel Ferreira saiu de campo sem ser vazada em apenas dois dos últimos dez jogos

gomez_piquerez_palmeiras_barcelona_libertadores_2023-aspect-ratio-512-320
Palmeiras sofreu quatro gols nos últimos três jogos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

Além de ter repetido a sua mais longa sequência de jogos sem vencer pelo Campeonato Brasileiro desde 2021 (quatro duelos), o Palmeiras atingiu outra marca negativa: o número de gols sofridos. Somando todas as competições, o Verdão foi vazado dez vezes nos últimos dez jogos, saindo de campo com a 'baliza a zero' apenas em dois. Ainda, nas três últimas partidas, os adversários balançaram a rede em quatro oportunidades.

+ Retranca? Por que substituições de Abel Ferreira irritaram torcida do Palmeiras

Logo, os recentes resultados ruins do Alviverde também podem ser justificados exatamente por essa fragilidade defensiva. A chamada 'defesa que ninguém passa' não vive um momento dos melhores, visto que o sistema defensivo do Verdão sempre foi um ponto muito forte da equipe de Abel Ferreira e agora vem sofrendo gols praticamente em todos os jogos.

A falta de reforços, ou melhor, de reposições para compor esse sistema também contribui para que o mesmo tenha dificuldades de engatar atuações consistentes, principalmente na ausência de algum dos jogadores titulares. Enquanto o zagueiro Murilo foi desfalque após sofrer uma luxação no ombro, Luan ganhou espaço na equipe principal do Palmeiras.

A questão é que além de Gómez, Murilo e Luan, o Verdão só tem disponível Naves, jovem zagueiro da base alviverde. O mesmo acontece nas laterais, já que além dos titulares Piquerez e Mayke, e Marcos Rocha recém-recuperado de lesão, as únicas opções no banco de reservas para a função são Vanderlan e Garcia, também jovens atletas.

Em momentos que os desfalques acabam comprometendo a formação habitual da equipe, Abel Ferreira costuma improvisar jogadores em diferentes posições, como já fez com o meia Jailson, o improvisando na zaga, e mais recentemente com o zagueiro Luan, que atuou no meio campo.

+ ANÁLISE: Empate com o Flamengo expõe urgência por contratações no Palmeiras

No Choque-Rei disputado no dia 11 de junho, pela nona rodada do Brasileirão, o zagueiro Gustavo Gómez cumpriu suspensão por ter acumulado três cartões amarelos e como Murilo ainda estava lesionado, o jovem Naves recebeu a oportunidade de formar a dupla de zaga titular ao lado de Luan. A Cria da Academia assumiu a 'bronca', mas acabou sendo substituído no segundo tempo por conta de câimbras justamente por Jailson, improvisado, já que não haviam mais jogadores da posição disponíveis.

Apesar de ter a terceira melhor defesa do Campeonato Brasileiro, ainda não é o suficiente para entrar de vez na disputa pelo título. Com os resultados deste domingo (9), o Palmeiras foi ultrapassado pelo Fluminense e agora ocupa a quinta colocação do Brasileirão, com 23 pontos, 12 a menos que o líder Botafogo. O Alvinegro tem a melhor da defesa da competição, com apenas sete gols sofridos, praticamente metade da quantidade de bolas na rede sofridas pelo Alviverde.

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter