‘Teste’ para 2020? Palmeiras visita o único campo sintético da Série A

Enquanto estuda a troca no gramado do Allianz Parque e da Academia de Futebol, Verdão tenta não deixar o líder Flamengo disparar mais contra o Athletico, neste domingo

imagem cameraAthletico colocou o gramado sintético na Arena da Baixada em 2016 (Foto: Miguel Locatelli/Site Oficial do Athletico)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 18/10/2019
17:20
Atualizado em 19/10/2019
08:00
Compartilhar

Enquanto analisa o uso de gramado artificial no Allianz Parque, o Palmeiras terá neste domingo um "teste" pensando em 2020, já que visitará o Athletico na Arena da Baixada, único estádio da Série A com campo sintético. Internamente, a mudança é vista com bons olhos no Verdão.

O gramado que o clube foi conhecer na Holanda é considerado uma evolução comparado ao do estádio do Furacão. Ainda assim, a Arena serve de alguma base para o grupo, que tem dois ex-athleticanos conhecedores dos efeitos do sintético: o goleiro Weverton e o meia Raphael Veiga.

- Mais do que ninguém do Palmeiras, sei como é difícil jogar lá, quanto são bastante intensos e fazem com que a velocidade do campo favoreça a equipe - analisou o meia, campeão da Sul-Americana de 2018 pelo Furacão.

Jogadores, comissão técnica e diretoria mostraram-se favoráveis à troca de gramado no novo Palestra Itália, que lida com uma agenda recheada de shows além das partidas do Verdão. Depois da visita da comitiva à Europa, Palmeiras e WTorre tentam viabilizar o processo financeiramente.

Assim como ocorre atualmente no Allianz, o Athletico tinha dificuldades para manter o gramado da Arena da Baixada em perfeitas condições - diferentemente da casa do Palmeiras, porém, os problemas eram mais climáticos do que por seguidos shows.

A Fifa e a CBF dão aval para o uso do sintético, tanto que a empresa que o Palmeiras conversa recebeu a chancela da entidade que rege o futebol mundial. Apesar de críticas comuns quanto à diferença de comportamento da bola na grama artificial, entende-se que a tecnologia mais moderna faz com que a diferença seja mínima em relação ao campo natural.

Desde que trocou o piso da Arena, em 2016, o Athletico costuma ter melhores resultados em casa do que fora. Neste Brasileiro, venceu sete vezes como mandante, empatou uma, mas perdeu outras quatro - para Corinthians, São Paulo, Avaí e Flamengo.

Vice-líder do Brasileiro com 53 pontos - a oito do Flamengo - o Palmeiras não terá treinos no sintético antes do duelo da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcado para domingo, às 19h. A última atividade do time será realizada na manhã deste sábado, na Academia de Futebol.

Siga o Lance! no Google News