O Palmeiras anunciou nesta quarta-feira a primeira renovação de contrato no elenco depois da conquista do Campeonato Brasileiro. O lateral-direito Mayke, que estava emprestado pelo Cruzeiro até o final deste ano, teve seus direitos econômicos adquiridos e ampliou seu vínculo por mais cinco temporadas.
O camisa 12, de 26 anos, chegou ao Verdão no ano passado e, ao todo, disputou 60 partidas, sendo 34 nesta temporada. Na campanha do título brasileiro, Mayke foi um dos destaques e atuou 19 vezes em 37 rodadas.
A renovação de Mayke já era esperada, mas se confirmou exatamente no dia seguinte à confirmação da permanência de Alexandre Mattos. O diretor de futebol, no clube desde 2015, assinou nessa terça-feira por mais três anos com o Palmeiras, exatamente o período do segundo mandato de Maurício Galiotte como presidente do Palmeiras.
O "fico" de Mattos era considerado o primeiro passo para o planejamento de 2019. Também a partir do fim do campeonato, o Palmeiras resolverá as permanências dos jogadores em fim de contrato: Fernando Prass, Jailson e Edu Dracena ficam sem vínculo no dia 31 de dezembro, enquanto o clube tem até o último dia do ano para exercer os direitos de compra de Marcos Rocha.
Quanto a reforços, Zé Rafael, meia do Bahia, e Arthur Cabral, centroavante do Ceará, já estão acertados para 2018, e Raphael Veiga voltará de empréstimo do Atlético-PR para ser reintegrado ao grupo.
Estas provavelmente não serão as últimas movimentações na janela - Ricardo Goulart, por exemplo, faz tratamento de sua lesão no joelho na Academia de Futebol. A proximidade do jogador e seu empresário com Mattos é um fator para facilitar um início de negociação com o Guangzhou Evergrande (CHN).