O Palmeiras venceu a Inter de Limeira por 2 a 0 e seguiu invicto na temporada 2023. Apesar de ter desperdiçado duas cobranças de pênalti, o desempenho na partida reforçou que se trata do melhor time do país no sentido coletivo. Uma das provas disso é a capacidade de reinvenção que a equipe e seus jogadores demonstram a cada ano. Talvez o maior exemplo disso seja Zé Rafael, destaque neste começo de temporada atuando em uma posição diferente daquela que exercia em 2022.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
Depois de alguns anos como o segundo volante da engrenagem de Abel Ferreira, Zé iniciou 2023 com uma missão colocada pelo chefe: ser o "novo Danilo", que foi negociado com o Nottingham Forest-ING. E parece que mais uma vez o plano do português está dando certo. Diante da Inter de Limeira, ele foi um dos melhores em campo e aparentava estar em todas as partes do gramado.
- Quando o jogador tem o coração e a mente abertos, é muito mais fácil entender o que a equipe precisa. O Zé, mesmo quando fazia parceria com o Danilo, recuperava muito mais bolas. Com bola, o Zé chegava mais e o Danilo era mais construtor. Sem a bola, ele era nosso cinco, já que recuperava mais bolas. Ele é inteligente, percebe o jogo. Gabriel Menino é quem está substituindo o próprio Zé Rafael. Para ser muito sincero, nós pegamos o Zé e estamos a fazer dele o Danilo, e pegamos o Menino e estamos a fazer dele o Zé, só que do lado contrário - explicou Abel Ferreira.
> Mesmo com dois pênaltis perdidos, Abel destaca o espírito coletivo da equipe
Somente contra a Inter, Zé desarmou seis vezes, recorde do time na partida. Admirável para um jogador que quando chegou ao clube (2019) era um meia, camisa 10, que havia se destacado no setor ofensivo do Bahia no ano anterior. E quanto mais "para trás" ele joga, parece que ele tem ainda mais a oferecer. Foi assim quando passou para segundo volante e tem sido assim agora, jogando de "5". Se os torcedores já percebem essa qualidade, dentro do elenco a admiração é ainda maior.
- O Zé, se você analisar, ele é o nosso maior ladrão de bola, é o cara que mais rouba a bola para pegar contra-ataque. Se a gente parar para ver os últimos anos dele, ele tem se reinventado, ele tem jogado em várias funções, é o jogador que todo treinador gosta, jogador que não joga em uma função só, joga de primeiro, segundo volante, e quando chegou do Bahia ele era meia - declarou Weverton em entrevista na zona mista depois da vitória sobre a Inter de Limeira.
- Cada vez mais ele vai melhorando e isso é bom para nós. O Abel vem ajudando muito ele nessa função e ele se comportou muito bem hoje (quinta-feira), fez uma grande partida, é um grande jogador e a gente está muito contente com as atuações dele - completou o goleiro alviverde.
> Veja as principais transferências no Mercado da Bola do LANCE!
Aos 29 anos, Zé Rafael tem 220 jogos pelo Palmeiras e 22 gols ao longo de pouco mais de quatro temporadas. Segundo o site do clube, nesta ano o meio-campista já tem 16 desarmes e nove assistências para finalização nos seis jogos que disputou. Desde 2019 no Verdão, ele conquistou oito títulos até aqui: duas Libertadores (2020 e 2021), um Brasileirão (2022), uma Copa do Brasil (2020), dois Paulistas (2020 e 2022), uma Recopa (2022) e uma Supercopa (2023).