Irmão de Zé Roberto Guimarães comanda seleção feminina de vôlei sentado nas Paralimpíadas

Seleção feminina de vôlei sentado estreia amanhã (29) contra Ruanda

imagem cameraBruna Nascimento na preparação da seleção feminina de vôlei sentado. Foto: Alessandra Cabral/CPB
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro
Dia 28/08/2024
16:11
Atualizado em 28/08/2024
16:57
Compartilhar

Liderada por Fernando Guimarães, irmão do tricampeão olímpico, a seleção feminina de vôlei sentado estreia nesta quinta (29) contra Ruanda às 7h (horário de Brasília).

Antes de liderar a seleção brasileira feminina de vôlei sentado, Fernando Guimarães passou pelo comando da seleção masculina, onde conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto em 2015. Já nas Paralimpíadas, o irmão de José Roberto Guimarães, ainda não subiu ao pódio: A melhor colocação do treinador foi o quarto lugar na Rio 2016.

A seleção feminina conseguiu a classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris ao vencer o mundial da modalidade em 2022. O triunfo sobre o Canadá por 3 sets a 2 consagrou o bom momento do Brasil na modalidade. Além do título mundial, as brasileiras também conquistaram a medalha de bronze nos Jogos de Tóquio 2020.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A seleção brasileira está no grupo B, ao lado de Canadá, Eslovênia e Ruanda. As duas melhores seleções de cada grupo se classificam para as semifinais. As vencedoras de cada duelo se enfrentam na decisão da medalha de ouro no dia 7 de setembro as 14:30 horário de Brasília.

A versão paralímpica do vôlei é disputada por seis jogadores em cada time, separados por uma rede de 1,15m do chão no masculino e 1,05m no feminino. A quadra, em ambos os naipes, mede 10m x 6m. Diferente do vôlei, é permitido bloqueio de saque, entretanto os atletas devem estar em contato com o solo o tempo todo. O vôlei sentado feminino compõe o programa paralímpico desde os Jogos de Atenas 2004.

Siga o Lance! no Google News