Organizado dentro do BSOP São Paulo e com a participação de dezoito seleções estaduais, começou ontem (27/7) a quinta edição do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes. Ao final do primeiro dia de disputa, doze equipes garantiram a classificação e a liderança ficou dividida entre São Paulo e Amazonas.
As duas seleções tem retrospectos distintos na competição. São Paulo não conseguiu avançar para a segunda fase nas três primeiras edições do CBPE, enquanto Amazonas foi a campeã do evento em 2014.
Depois das duas rodadas disputadas na primeira fase, São Paulo terminou com 63 pontos, mesma pontuação do Amazonas. Mas levou vantagem nos critérios de desempate. Na terceira colocação está a equipe do Maranhão (49 pontos), seguida pelo combinado Rondônia / Acre (48 pontos) e Santa Catarina (47 pontos), que foram campeãs em 2015 e 2016 respectivamente.
Seis equipes foram eliminadas durante a primeira fase: Ceará, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, Pernambuco e Bahia.
A disputa do CBPE funciona da seguinte maneira: são duas rodadas na primeira fase, com disputas de Heads-Up, 9-Handed No Limit Hold'em, 6-Handed No Limit Hold'em e 6-Handed Omaha. Nas disputas de Heads-Up, o vencedor leva cinco pontos, enquanto nos outros formatos o campeão recebe 10 pontos, com 6 pontos para o segundo colocado, 3 para o terceiro colocado e 1 para o quarto colocado.
A disputa termina nesta sexta-feira (28/7), com a segunda fase sendo disputada a partir das 14:00 no WTC Sheraton. Serão disputados torneios de 9-Handed No Limit Hold'em, dessa vez com a pontuação dobrada: 20 pontos para o campeão de cada mesa, 12 para o segundo colocado, 6 para o terceiro colocado e 3 pontos para o quarto colocado.