Lembra dessa? Vasco venceu o Flamengo na final do Campeonato Brasileiro de Basquete em 2000
Jogo foi tenso e teve direito a prorrogação no Maracanãzinho
Resenha de Apostas -
Em disputa no pelotão de cima na tabela do NBB, Flamengo e Vasco entram em quadra nesta segunda (8), às 20h (de Brasília). A bola vai subir no Maracanãzinho, mesmo palco onde, pouco mais de 23 anos atrás, o Vasco escrevia uma das grandes páginas da rivalidade entre as equipes no esporte da bola laranja: o título brasileiro de 2000.
Vice do Franca em 1999, o Vasco retornou à final do Campeonato Brasileiro de Basquete no ano seguinte e tinha a chance de finalmente levantar o troféu. O adversário era nada mais nada menos que o Flamengo, maior rival da equipe, comandado pela lenda do basquete mundial, Oscar Schimtd. O Vasco era dono da melhor campanha da primeira fase e já tinha passado por Londrina e Franca até chegar à grande decisão, enquanto o Fla eliminou AGF Casa Branca e Uberlândia.
+ Dica: como apostar em basquete?
O decisivo jogo 4
A série se encaminhou para o quarto jogo com o Vasco na frente, por dois jogos a um. O Gigante da Colina venceu o primeiro jogo de forma apertada, por 114 a 105, e o segundo com uma margem maior: 108 a 88. A terceira partida foi um respiro para o lado rubro-negro e o time venceu por 115 a 103. Tudo poderia ser decidido no jogo quatro.
A partida foi repleta de equilíbrio e tensão. O placar era de 91 a 91 quando o relógio zerou pela última vez no tempo normal. Porém, na prorrogação o Gigante da Colina foi absolutamente superior e não deu chances ao rival: 19 a 12 no tempo adicional e 110 a 103 no placar final. A festa era vascaína, o Cruzmaltino era campeão brasileiro de basquete pela primeira vez na história.
Pelo Fla, o maior destaque foi Oscar, que anotou 36 pontos e ia carregando a equipe, enquanto o Vasco se destacava pelo conjunto: cinco jogadores terminaram a partida com pelo menos dez pontos (Vargas, Byrd, Aylton, Helinho e Rogério).
Um ponto curioso da partida é que a torcida do Flamengo apelou para uma tática antiga na tentativa de desconcentrar os jogadores adversários: as buzinas. A tática, adotada logo após a expulsão do armador Rato, não surtiu o efeito desejado.
Vasco x Flamengo: momento atual e retrospecto
Flamengo e Vasco fazem ótimas temporadas em 23/24 e estão classificados para a Copa Super Oito. O Fla é o líder geral do NBB, com apenas duas derrotas em 17 jogos. O Vasco, do outro lado, ocupa a quarta posição, com cinco derrotas em 18 partidas. O jogo de segunda, que terá 100% de público rubro-negro, é uma oportunidade para o Gigante da Colina quebrar a atual sequência negativa no clássico: o time não vence desde 2017.
O Fla não perde um jogo pelo Novo Basquete Brasil desde novembro do ano passado: de lá para cá, foram dez vitórias consecutivas. O Vasco também vive ótimo momento, com apenas uma derrota nos últimos seis jogos.
Desde o retorno do Vasco ao NBB, em 16/17, os times se enfrentaram em quadra sete vezes, e o retrospecto indica superioridade rubro-negra: são seis vitórias e uma derrota. O único triunfo cruz-maltino aconteceu no primeiro jogo disputado entre as equipes desde a volta do Gigante da Colina.