Astro irlandês do golfe desiste da Rio-2016 por conta do zika vírus

Quarto colocado no ranking olímpico e com quatro títulos de Major na carreira, Rory McIlroy não vai disputar os Jogos Olímpicos com medo de infecção

Escrito por

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ganharam mais um desfalque. O golfista irlandês Rory McIlroy anunciou sua ausência da Olimpíada por conta do zika vírus. Um dos melhores atletas da modalidade atualmente, o jogador de 27 anos tomou a decisão como uma forma de prevenção, apesar de diversas autoridades ligadas à área de saúde garantirem que o risco de contaminação é bem pequeno.

- Após muito pensar e refletir, decidir retirar meu nome da lista para os Jogos Olímpicos deste verão, no Rio de Janeiro. Depois de conversar com as pessoas mais próximas a mim, tive a conclusão que a minha saúde e de minha família estão na frente de qualquer coisa - afirmou o golfista.

- Apesar de o risco de infecção pelo zika ser considerado baixo, existe um risco, e esse risco é algo que não quero correr - completou.

McIlroy ocupa atualmente a quarta colocação no ranking olímpico, sendo o melhor de seu país na lista. O irlandês já conquistou quatro Majors na carreira, as principais competições da modalidade: um Aberto dos Estados Unidos, um Aberto Britânico e dois PGA Championships.

- Acredito que os irlandeses vão entender minha decisão. O apoio incondicional que recebo todas as vezes que eu compito em casa ou fora significa muito para mim - declarou o atleta.

Logo após o anúncio da desistência do golfista, o Comitê Olímpico Irlandês (OCI) se pronunciou. E não escondeu o desapontamento com tal situação.
"O OCI está extremamente desapontado em não levar Rory conosco para o Rio. Apesar disso, como sempre falamos, é uma decisão individual e, logicamente, a respeitamos, foi uma medida tomada por motivos pessoais. Rory seria uma das grandes estrelas da Rio-206, mas agora daremos a oportunidade a outro golfista irlandês", declarou o órgão em uma nota oficial.

O golfe está de volta aos Jogos Olímpicos após um longo período de ausência. A modalidade não era disputada deste 1904. No entanto, parece que isso não tem animado muito os atletas, já que muitos anunciaram a desistência da Olimpíada por diversos motivos.

Adam Scott (AUS), Louis Oosthuizen (AFS), Charl Schwartzel (AFS), Marc Leishman (AUS) e Vijay Singh (Fiji) já anunciaram que não virão ao Brasil. Enquanto isso, o americano Jordan Spieth tinha afirmado que pretendia disputar os Jogos, mas, na última semana, declarou que a situação pode mudar.

Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde voltou a reafirmar no início deste mês que a chance do zika vírus se espalhar por conta da Olimpíada é "muito pequena".

Siga o Lance! no Google News