A Seleção Brasileira masculina de hóquei sobre grama conheceu nesta segunda-feira quem serão seus primeiros adversários nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Os grupos foram definidos pela Federação Internacional da modalidade (FIH) com base no ranking mundial.
O Brasil, que ocupa a 32ª posição na lista, caiu no Grupo A ao lado de Austrália (líder do ranking), Grã-Bretanha (4º), Bélgica (5º), Nova Zelândia (8º) e Espanha (11º). Na outra chave, estão Holanda (2º), Alemanha (3º), Argentina (6º), Índia (7º), Irlanda (12º) e Canadá (14º).
O adversário mais complicado para o Brasil na Rio-2016 deve ser a Austrália. Além de liderarem o ranking, eles também são os atuais campeões mundiais na modalidade. Os medalhistas de ouro nos Jogos de Londres-2012, no entanto, estão na outra chave: a Alemanha.
As chaves foram definidas após a Espanha (no feminino) e a Nova Zelândia (no masculino) aceitarem os convites oferecidos pela FIH para a disputa da competição olímpica. Em um primeiro momento, as duas vagas foram oferecidas para a África do Sul, mas o país africano recusou ambas.
A Seleção Brasileira se classificou para a Rio-2016 por ser o país-sede. Ainda assim, o time teve como requisito para ficar com uma das vagas terminar o Pan de Toronto entre os seis melhores. A equipe atingiu o objetivo, ao ficar em quarto lugar.
Já a Seleção feminina sequer teve esta oportunidade, por questões técnicas. O time ocupa atualmente a 41ª posição no ranking mundial.
A tabela de jogos do torneio olímpico só será definida em fevereiro do próximo ano.
Veja como ficaram os grupos do hóquei sobre grama na Rio-2016
Torneio masculino
Grupo A: Brasil, Austrália, Grã-Bretanha, Bélgica, Nova Zelândia e Espanha
Grupo B: Holanda, Alemanha, Argentina, Índia, Irlanda e Canadá
Torneio feminino
Grupo A: Holanda, Nova Zelândia, China, Alemanha, Coreia do Sul e Espanha
Grupo B: Argentina, Austrália, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Japão e Índia