‘Festa’ do tiro com arco será antes mesmo da cerimônia de abertura

Atletas não irão ao Maracanã porque competição começa na manhã da cerimônia

Escrito por

Um desfile de cores, bandeiras, objetos pouco comuns e o pontapé na disputa olímpica no Rio. Não será no Maracanã, mas sim no Sambódromo. Esqueça o horário noturno, porque começa na próxima sexta-feira, às 9h, as classificatórias do tiro com arco - no mesmo dia da cerimônia de abertura da Rio-2016.

Ou seja, não vai ser festa e sim competição que permeará a cabeça dos arqueiros. A disputa servirá para definir o chaveamento no "mata-mata" de sábado. Pela manhã, os homens. À tarde, as mulheres.

- A gente costuma dizer que antes o nosso campeonato era por pontos corridos e agora é por mata-mata - diz Daniel Xavier, o mais experiente da equipe brasileira, que chega à segunda edição de Jogos Olímpicos.

Caçula da delegação, Marcus Vinícius D'Almeida, de 18 anos, prefere não colocar tanta pressão sobre si para o primeiro passo da campanha olímpica.

- Dou 400 tiros por dia. E na classificatória eu vou dar 72. Então, vai ser o treino mais fácil da minha vida. É assim que eu pretendo encarar - comentou ele, que treinou junto com os companheiros no Sambódromo nesta sexta.

Apesar de não haver cobrança excessiva entre a equipe masculina brasileira, existe a confiança de fazer o melhor possível na competição em casa.

- Treinamos visando o nosso melhor. Se fizermos o nosso melhor, não tem equipe que olhamos e dizemos: "Não dá para bater" - afirmou Marcus Vinícius, que competirá ao lado de Bernardo Oliveira, além do já citado Daniel Xavier:

- Somos uma equipe. Daniel tem duas Olimpíadas e Bernardo tem mais tempo que eu atirando.

Siga o Lance! no Google News