O modelo da tocha dos Jogos Paralímpicos Rio-2016 foi revelado nesta sexta-feira pelo Comitê Organizador, em uma sala de cinemas na Zona Sul do Rio de Janeiro. Também foram anunciadas as cinco cidades que receberão a relíquia antes da abertura do evento, no dia 7 de setembro do ano que vem.
As escolhidas foram Belém, Natal, Brasília, Joinville e São Paulo. O processo de seleção teve como parâmetro locais que apresentam contribuição relevante com o movimento paralímpico, seja por manterem estrutura adequada aos atletas com deficiência ou pelo histórico de revelar talentos.
O local de partida e o percurso não estão fechados. O certo é que ele terá duração de sete dias, de seis a oito horas por dia. Em cada uma, haverá uma cerimônia de acendimento. Outra chama será originada em Stoke Mandeville, na Inglaterra, considerada o berço do esporte paralímpico. No dia 7, todas se reúnem no Rio de Janeiro para inaugurar a pira olímpica.
– Faremos o revezamento em uma cidade de cada região, mas as outras poderão participar via Facebook, Twitter e Instagram. As pessoas poderão doar a sua chama pessoal com fotos, vídeos e mensagens. No evento de acendimento de cada uma das chamas regionais, passaremos imagens de alguns dos "doadores" – contou o diretor de cerimônias do Comitê, Leonardo Caetano.
A tocha paralímpica é muito semelhante à olímpica, que já havia sido apresentada anteriormente. As principais diferenças são a cor vermelha em vez do verde e azul, a textura em quatro dimensões (a outra é tridimensional) para representar os valores de coragem, determinação, inspiração e igualdade, e a presença de escrituras em braile.
– Queríamos uma tocha que emocionasse. A paralímpica não é a olímpica pintada de cor diferente. Fizemos o projeto pensando nos dois eventos para que trouxessem uma simbologia. O fato de a paralímpica ser tátil é para as pessoas perceberem a mensagem de superação, energia e movimento – afirmou o designer responsável pelo modelo, Gustavo Chelles.
Ao todo, serão produzidas e distribuídas cerca de 15 mil tochas para o revezamento, que é patrocinado por Nissan, Bradesco e Claro. As marcas, além do Comitê Rio-2016, elegerão as 700 pessoas que carregarão a relíquia por cerca de 200 metros, o que vai incluir desde atletas e pessoas ligadas ao esporte ao público em geral.