Tiro com arco da Rio-2016 começa com quebra de recorde mundial

Sul-coreano já inicia disputa no Sambódromo com marca histórica. Brasileiros ficam na segunda metade da tabela do classificatório masculino

Escrito por

Nem teve cerimônia de abertura ainda, mas já tem história sendo escrita nos Jogos Olímpicos Rio-2016. O protagonista é o sul-coreano Kim Woojin, que quebrou o recorde mundial na classificatória masculina do tiro com arco, na manhã desta sexta-feira.

O Woojin marcou 700 pontos, de 720 possíveis, e quebrou a marca anterior que era do compatriota Im Dong Hyun, que fez 699 pontos. Isso mesmo, um ponto de diferença. Com esse desempenho, a Coreia do Sul foi a primeira colocada entre as equipes.

O classificatório serve para definir os cruzamentos na fase "mata-mata" da disputa. Marcus Vinícius D'Almeida, Bernardo Oliveira e Daniel Xavier defenderam o Brasil, que, por equipes, ficou em 11º e vai enfrentar a China.

Individualmente, Marcus Vinícius, de 18 anos, foi o melhor colocado (34º) e vai enfrentar o americano Jake Kaminski. Bernardo, que no segundo round chegou a ficar em terceiro, acabou em 45º. Já Daniel, que também esteve em Londres-2012, terminou em 53º.

- O início foi positivo, encaixei bem o tiro. Mas no classificatório o importante é ter sentido o tiro melhor para amanhã - disse Bernardo.

O detalhe é que os brasileiros competiram no mesmo alvo que os coreanos. Daniel foi quem estava ao lado do recordista mundial.

- Eu estava pensando na minha prova, mas deu para ver que ele atirou muito bem, foi um limiar muito próximo, batido por um ponto. Ele estava muito nervoso, mas é um ótimo arqueiro - disse Daniel.

Marcus Vinícius preferiu não destacar o fato de ter sido o melhor entre os brasileiros.

- Não focamos quem é o melhor entre a gente. Time é time. Minha primeira parte não foi boa, a segunda já foi na média. Jogos Olímpicos normalmente tem quebra de recorde, isso incentiva a gente a treinar e cada vez está melhor - afirmou.

Siga o Lance! no Google News