O Santa Cruz está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2017, já que perdeu para o Coritiba por 1 a 0, em uma partida onde só a vitória interessava. O atacante Grafite lembrou da boa fase vivida no primeiro semestre, mas avaliou final de ano como "melancólico".
- É complicado. Depois de um primeiro semestre que tivemos. É melancólico para mim, jogadores, clube e torcedores. Mas futebol é assim. Quem não se prepara e qualifica é punido. Trabalhamos e fizemos nosso melhor, mas não foi o suficiente para manter o time na primeira. Vamos terminar o ano agora de forma digna.
- Sei que o momento é triste, mas tem que acreditar no clube, no presidente e em todos os atletas. Vai ser difícil, mas vamos fazer de tudo para ano que vem subir novamente para a primeira divisão - falou o camisa 23 para os torcedores do clube.
Tiago Cardoso foi outro que falou na saída de campo e lembrou da primeira parte do ano, onde time conseguiu conquistar títulos. Fatores extracampo foram decisivos para o rebaixamento da equipe, segundo o camisa 1.
- Começamos o ano muito bem com título do Estadual, Copa do Nordeste e série A começou muito bem. De repente as coisas não funcionaram como a gente queria. É difícil disputar Série A com coisas extracampo. Não tivemos equilíbrio necessário para permanecer. São vários fatores que pesam. Acabamos com a cabeça erguida pelo que tentamos. Nunca entramos para perder nem com corpo mole.