O Santos, de fato, parecia muito ansioso para vencer na estreia do Paulistão. Com posse de bola, mas pouca infiltração, o Peixe abusou das ligações diretas e encontrou seus atacantes muitas vezes em posição de impedimento. De acordo com o Footstats, os jogadores santistas foram flagrados em posição irregular pela arbitragem em dez oportunidades, contra apenas uma do São Bernardo.
Pressionados pela torcida, que acostumou-se a assistir grandes exibições da equipe de Dorival Júnior dentro da Vila Belmiro, os jogadores santistas demonstraram pressa com a bola nos pés para concluir as jogadas em gol. De acordo com o goleiro Vanderlei, o time estava ansioso e, por isso, não conseguiu alcanaçar os três pontos.
- Tivemos vários impedimentos, né. Não sei se foi por ansiedade para definir a jogada. O começo não foi bom, precisávamos vencer em casa. A Vila é nosso alçapão. Temos de equilibrar um pouco o ataque e a defesa. Demos muito contra-ataques - lamentou o camisa 1.
Já o lateral Victor Ferraz atribuiu o número expressivo ao cansaço, já que a equipe vem de forte pré-temporada e disputou apenas seu primeiro jogo oficial no ano..
- Normal não, porque estamos em uma equipe como o Santos e temos de vencer. Estamos muito presos ainda. Muitos de nós sentindo ainda as pernas por causa do ritmo. Mas creio que logo mais deixaremos a Vila Belmiro conseguindo vencer os jogos. Dessa vez não deu. Sentimos muito ainda o ritmo. Fizemos coisas que não costumamos fazer - explicou o camisa 4.