ANÁLISE: apesar da instabilidade, Santos finalmente mostra alguma evolução

Vitória pela Copa do Brasil mostra que é possível melhorar

Escrito por

A vitória do Santos por 2 a 0 diante do Botafogo-SP tem tudo para representar um marco na temporada do time. Isso porque, apesar do desempenho instável, o time de Odair Hellmann apresentou bons comportamentos coletivos, especialmente no primeiro tempo. 

+ Confira uma lista de produtos do Santos com descontos de até 70% OFF na Centauro

Iniciando pela forma como a defesa se comportou, com um 4-4-2 em linha bem definido. Lucas Barbosa fechava o corredor pelo lado direito; do outro lado, a mesma tarefa cabia a Daniel Ruiz. Lucas Lima, que marcou pela ponta na partida contra o Blooming-BOL, pela Sul-Americana, desta vez se posicionou ao lado de Marcos Leonardo.


+ Guia Santos: veja a análise dos adversários, onde assistir e tudo sobre o Peixe na Sul-Americana

+ ATUAÇÕES: Lucas Lima marca primeiro gol em retorno e abre caminho para vitória do Santos

O Botafogo, apesar de bem organizado para executar tabelas entre lateral, volante e ponta - principal padrão de construção do time -, não teve ímpeto para agredir o Santos. Um dos motivos foi a boa organização defensiva do Peixe, que tinha superioridade numérica em praticamente todas as investidas do adversário. 

Já no ataque, Camacho foi o responsável por iniciar as jogadas ao lado dos zagueiros. Mais à frente, Lucas Barbosa abria o campo pelo lado direito, na intenção de fazer dobradinhas com Nathan. Do outro lado, Daniel Ruiz caía pelo meio e abria o corredor para Felipe Jonatan subir. Por dentro, além do colombiano, o Santos contava com Dodi, que mais uma vez dominou o setor.

A novidade ficou por conta de Lucas Lima, que se comportou menos como um armador de jogadas e mais como um segundo atacante. Seu gol, marcado após mais de 500 dias de jejum, foi justamente em uma infiltração na área, movimento treinado por Odair

Movimentos do Santos em fase ofensiva (Arte: LANCE!)

+ VÍDEO: assista aos melhores momentos da vitória do Santos contra o Botafogo-SP na Copa do Brasil

Quem assistiu o terrível jogo contra o Blooming, percebeu a diferença na vitória desta terça. Em um intervalo de uma semana o time de Odair ganhou padrões, coisa que não foi possível enxergar na estreia pela Sul-Americana.

Isso não quer dizer que o Santos está pronto para competir no Brasileirão. O segundo tempo, com a equipe recuada e sem opções para puxar contra-ataques, mostrou que o caminho a percorrer ainda é longo. Mas, no momento atual, enxergar o mínimo de organização é um alento para o torcedor. Com o retorno dos lesionados e um pouco de paz para trabalhar, o time pode renascer na temporada.

Siga o Lance! no Google News