Após afirmar ao LANCE! na noite deste domingo que não iria demitir seu técnico antes do jogo contra o Flamengo, na próxima quarta-feira, a direção do Santos mudou seus planos e anunciou nesta segunda-feira que o treinador Jair Ventura não seguirá no comando da equipe alvinegra para a sequência da temporada. O carioca de 39 anos estava pressionado no cargo já antes da pausa para a Copa do Mundo e a situação piorou depois do mês de descanso - contra Palmeiras e Chapecoense, a equipe empatou e não teve bom desempenho.
O Santos é o 15º colocado no Campeonato Brasileiro, com quatro vitórias, três empates e seis derrotas. Nesta quarta-feira, a equipe recebe o líder Flamengo, na Vila Belmiro. O clube ainda não informou quem será o comandante para este jogo. Além do Brasileirão, o Santos tem pela frente os mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores.
Jair Ventura foi contratado em janeiro de 2018. Foram 39 jogos, 14 vitórias, dez empates e 15 derrotas, com um aproveitamento de 44,4% desde que assumiu o cargo no clube. A situação só foi piorando com o passar dos meses e o carioca estava em situação crítica não só internamente, mas também com a torcida.
Três nomes estão em pauta para a diretoria do Santos: Abel Braga, atualmente sem clube e morando no Rio de Janeiro, assim como Zé Ricardo, que chegou a ser procurado no começo da temporada, e Dorival Júnior, ex-comandante da equipe Alvinegra.
Confira a nota oficial divulgada pelo Santos:
A direção do Santos Futebol Clube comunica que Jair Ventura não é mais treinador da equipe profissional. O Clube agradece o profissionalismo do técnico durante o tempo em que aqui esteve no comando do Peixe.