Por causa da eleição (ocorrida em dezembro) e das dificuldades financeiras, o Santos está atrás de seus rivais quando o assunto é reforço. Por enquanto, o Peixe só anunciou o lateral-esquerdo Romário e o atacante Eduardo Sasha por empréstimo e segue em busca de outras alternativas, sobretudo no setor ofensivo. Com a numeração da equipe divulgada, notam-se as ausências de algumas das principais, como a 7, 9 e 10, todas de jogadores notáveis.
Até a temporada passada, Lucas Lima usava a que foi de Pelé, e Ricardo Oliveira, a de artilheiro. A diretoria santista iniciou conversas com possíveis candidatos a ocuparem as principais vagas do time, mas encontra dificuldades para competir com outros times.
Gabigol, da Inter de Milão (ITA), Tréllez, do Vitória, e o meia Zelarayán, do Tigres (MEX), foram alguns dos jogadores sondados, mas nenhum está perto de entrar em acordo com o Santos. No caso do primeiro, revelado na Vila Belmiro e vendido em 2016, o clube italiano quer um pagamento para emprestar o atacante e que o Peixe seja responsável por mais de 30% do salário do jovem de 21 anos, avaliado em R$ 1 milhão.
O técnico Jair Ventura tem pressa, já que o Alvinegro estreia no Paulistão nesta quarta-feira, contra o Linense, e na Libertadores inicia sua campanha na Libertadores no dia 1º de março, contra o Real Garcilaso, no Peru.
- Não tem prazo (para ter o elenco formado), tem o mercado. O ideal seria ter todos os nomes aqui, mas temos um mercado inflacionado. O Gustavo (Vieira, executivo de futebol) trabalha bastante para resolver o quanto antes essas contratações. Requer tempo - pontuou o treinador, que apesar da urgência, elogia o elenco que encontrou.
- É um dos que mais preocupa (o setor de criação). Não gosto de falar por setores, parece que tira o mérito dos que aqui estão. De perto, o elenco é melhor ainda do que parecia de longe. Mesmo com as perdas, estou contente com o que tenho visto - ponderou.
No total, Jair Ventura tem 41 jogadores à disposição, mas pretende liberar cerca de dez atletas para empréstimo ou outra negociação.
Confira a numeração divulgada para o Paulistão:
Lista A (máximo de 26 atletas)
01 – Vanderlei
12 – Vladimir
34 – João Paulo
04 – Victor Ferraz
03 – Romário
38 – Daniel Guedes
22 – Caju
28 – Lucas Veríssimo
14 – David Braz
31 – Cleber Reis
02 – Luiz Felipe
05 – Alison
08 – Renato
20 – Vecchio
44 – Matheus Jesus
39 – Jean Mota
19 – Cittadini
11 – Bruno Henrique
13 – Rodrigão
36 – Copete
27 – Eduardo Sasha
Lista B (Atletas nascidos até 1997 e que tenham 16 anos completos. Pode mudar durante a competição)
23 – Arthur Gomes
29 – Yuri Alberto
43 – Rodrygo
42 – Matheus Guedes
35 – Robson Bambu
26 – Victor Yan
21 – Lucas Lourenço
37 – Emerson