Jean Mota foia principal peça do Santos no primeiro semestre de 2019. Não à toa, o meia foi considerado o melhor jogador do Campeonato Paulista do ano passado. No entanto, na segunda metade do ano o rendimento do atleta caiu e ele perdeu espaço entre os titulares santistas. Espaço este que ele tenta recuperar em 2020, sob o comando do técnico Jesualdo Ferreira. Ainda assim, Jean está prestes a alcançar uma marca significante na carreira, o 250º jogo como profissional.
Meia de ofício, Jean Mota foi uma espécie de coringa no Peixe desde que chegou ao clube, em 2016. Com a camisa santista o atleta já atuou em diversas posições como: lateral-esquerdo, meia-esquerda e até de falso nove.
Neste ano, o camisa 41 ainda não foi titular, mas entrou no decorrer de quatro partidas. Na primeira, contra o Guarani, pela segunda rodada do Campeonato Estadual, participou diretamente do gol da vitória por 2 a 1 que saiu nos minutos finais. O tento foi marcado após uma falta em que acertou a trave, o zagueiro bugrino, Pablo Diego, tentou afastar, mas mandou contra o próprio patrimônio. Além desta partida, Mota entrou contra Corinthians, Ferroviária e Ituano, totalizando, até o momento, 152 minutos em campo.
Com o meio ideal de Jesualdo cada vez mais definido com Jobson, Diego Pituca e Carlos Sánchez, cabe a Jean Mota credenciar-se como opção pelo setor. Para isso, é importante que ele aproveite as chances que surgirem no decorrer das partidas, como no San-São desta noite.
Carreira
No Peixe desde o segundo semestre de 2016, Jean Mota completará quatro anos de clube em 2020. Suas 124 partidas com a camisa alvinegra configura quase a metade dos 249 jogos que atuou como profissional. Além do Santos, o atleta atuou pela Portuguesa de Desportos, onde foi revelado em 2012 e permaneceu até 2015, quando transferiu-se ao Fortaleza e chamou a atenção da diretoria santista.
Artilheiro do Paulistão em 2019, com sete gols, o meia foi à rede dez vezes na temporada passada, sendo um dos três jogadores do elenco santista que mais marcaram no último ano.